Cidade

Semarh amplia reflorestamento no Piauí e entrega 26 mil mudas em nova etapa do programa Proverde

Foto: Ascom Semarh

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), deu início a mais uma ação de reflorestamento com a distribuição de 26 mil mudas de árvores frutíferas e nativas em cinco municípios do Sul do Piauí, consolidando uma política ambiental que vai além do plantio e alcança diretamente a vida das pessoas.

Sob a coordenação da Semarh, os municípios de Jerumenha, Bertolínea e Antônio Almeida receberam duas mil mudas cada. Já Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves foram contemplados com dez mil mudas por cidade.

A entrega foi acompanhada pelo secretário Feliphe Araújo, que destacou o papel técnico e estratégico da secretaria na condução do programa Proverde. “Reflorestar é agir antes que o problema se instale. É cuidar do solo, proteger a água, fortalecer a produção rural e melhorar a qualidade de vida. O Governo do Estado tem esse compromisso permanente com o reflorestamento, levando mudas, conhecimento e oportunidades para todas as regiões do Piauí”, afirmou o gestor.

Esta é a segunda ação do Proverde de 2026, executada pela Semarh. Na etapa anterior, foi distribuído 11 mil mudas frutíferas e nativas nos municípios de Domingos Mourão, Geminiano e Santo Antônio de Lisboa, ampliando o alcance do reflorestamento para diferentes regiões do estado.

Foto: Ascom Semarh

Mais do que uma ação pontual, a política de distribuição de mudas, planejada e executada pela Semarh, se consolidou como uma política pública estruturante do Governo do Piauí. Somente em 2025, foram distribuídas 663.101 mudas frutíferas e nativas, por meio do Proverde, alcançando 135 municípios piauienses. O volume é superior à soma das distribuições realizadas em 2023 e 2024 juntas, um dado que evidencia a ampliação da capacidade técnica, logística e territorial da Semarh na execução de políticas ambientais no estado.