-
Governo federal reajusta em 17,5% auxílio-alimentação de servidores públicos
-
Lula envia equipe ministerial ao Paraná após tornado que deixou mortos e destruição
-
Carro com secretário de Cultura do Piauí é atingido por caminhão em acidente na BR-343
-
Diretor-geral do DER-PI é eleito coordenador da Câmara Temática de Infraestrutura do Consórcio Nordeste
-
Detran alerta para golpe em falsos anúncios da CNH Social
Divulgação
O ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias citou que o Piauí pode se tornar novamente um grande produtor de arroz após o incentivo feito pelo Governo Federal de descentralizar a produção em todo o Brasil. Após as enchentes no Rio Grande do Sul, que é o maior produtor de arroz do país, houve um impacto no estoque do produto, e o governo passou a adotar como medida o incentivo à descentralização dessa produção. De acordo com o ministro, o Plano Safra de 2024/2025 priorizou linhas de financiamento a juros mais baixos para quem produzir arroz.
Ele citou, ainda, o desenvolvimento de pesquisas que permitam que o produto possa ser produzido não só em áreas mais baixas, mas em outras regiões. "Já agora nessa safra 2024 / 2025 nós criamos uma linha especial para algumas áreas em que o preço andou impactando. Veja que agora voltou o preço anormalidade, mas para a segurança, pra gente ter produção em condição de armazenagem, ter estoque para numa situação em que faltar a gente já está preparado e a Embrapa desenvolveu tecnologias pra produção do arroz que já é de alta produtividade em regiões baixas agora ampliar em regiões altas", citou.
Para o Ministro, o Piauí pode se despontar nesse produto. "Eu acho que, com isso, a gente vai aproveitar mais áreas do Brasil inteiro e também do Piauí para ampliar a produção de arroz. O Piauí além do milho, além de outros produtos, um grande produtor de arroz", disse.