-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Divulgação
O ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias citou que o Piauí pode se tornar novamente um grande produtor de arroz após o incentivo feito pelo Governo Federal de descentralizar a produção em todo o Brasil. Após as enchentes no Rio Grande do Sul, que é o maior produtor de arroz do país, houve um impacto no estoque do produto, e o governo passou a adotar como medida o incentivo à descentralização dessa produção. De acordo com o ministro, o Plano Safra de 2024/2025 priorizou linhas de financiamento a juros mais baixos para quem produzir arroz.
Ele citou, ainda, o desenvolvimento de pesquisas que permitam que o produto possa ser produzido não só em áreas mais baixas, mas em outras regiões. "Já agora nessa safra 2024 / 2025 nós criamos uma linha especial para algumas áreas em que o preço andou impactando. Veja que agora voltou o preço anormalidade, mas para a segurança, pra gente ter produção em condição de armazenagem, ter estoque para numa situação em que faltar a gente já está preparado e a Embrapa desenvolveu tecnologias pra produção do arroz que já é de alta produtividade em regiões baixas agora ampliar em regiões altas", citou.
Para o Ministro, o Piauí pode se despontar nesse produto. "Eu acho que, com isso, a gente vai aproveitar mais áreas do Brasil inteiro e também do Piauí para ampliar a produção de arroz. O Piauí além do milho, além de outros produtos, um grande produtor de arroz", disse.