-
Motorista é resgatado em Timon após roubo de caminhão e troca de tiros
-
Cantor Vicente Barão é morto a tiros no Centro de Picos
-
Suspeito de violência doméstica e furtos em Floriano é preso em Teresina
-
Acusada de tráfico presa na Operação Olhos de Lince alegou “esquecimento” ao descumprir medidas cautelares
-
Escândalo nos bastidores: vereador é acusado de usar verba pública para pagar garotos de programa
Divulgação
O delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), voltou a ser alvo de ameaças de morte atribuídas a uma facção criminosa. A intimidação mais recente foi identificada por equipes do 15º Batalhão da Polícia Militar, após a localização de uma pichação em um muro no município de Castelo do Piauí, com a mensagem: “PCC, Charles Pessoa delegado vai morrer”.
A ameaça ocorre meses após uma operação de grande porte deflagrada pelas forças de segurança, em novembro de 2025, em três municípios do Norte do estado, incluindo Castelo do Piauí. A ação teve como objetivo desarticular uma célula de facção criminosa que atuava na região.
Na ocasião, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de seis homens, além da apreensão de duas armas de fogo e entorpecentes. Segundo Charles Pessoa, o grupo investigado tinha envolvimento direto com assaltos, tráfico de drogas e tentativas de homicídio.
Histórico de ameaças
As ameaças contra o delegado não são recentes e já foram registradas em outros municípios do Piauí.
Parnaíba
Em dezembro de 2025, Charles Pessoa foi alvo de intimidações feitas por integrantes do Comando Vermelho, em Parnaíba. Os criminosos utilizaram um perfil no Instagram identificado como “tropa do fb”, onde publicaram uma foto do delegado com a legenda: “Decretado pelo CV do Piauí, Tropa do FB”.
As ameaças surgiram poucos dias após uma das maiores apreensões de drogas da história do litoral piauiense, quando cerca de 300 quilos de entorpecentes, avaliados em aproximadamente R$ 60 milhões, foram retirados de circulação.
Floriano
Já em maio de 2025, o DRACO prendeu um casal em Floriano acusado de ameaçar o delegado por meio de mensagens diretas no Instagram. Nas mensagens, os suspeitos exibiam armas de fogo e faziam gestos associados à facção Bonde dos 40, acompanhados da frase: “vem pegar nóis (sic)”.
Após trabalho de inteligência, a polícia localizou os envolvidos: uma adolescente de 15 anos, conhecida como “Bibi Perigosa”, e um jovem de 18 anos. Durante a operação, foram apreendidas as armas utilizadas nas ameaças e anotações ligadas à organização criminosa.
As forças de segurança seguem investigando a autoria da pichação em Castelo do Piauí e reforçaram que ameaças contra agentes públicos não intimidarão o trabalho de combate ao crime organizado no estado.