Polícia

Líder de facção do extremo sul do Piauí é preso no Pará após quase 10 anos foragido

Divulgação

Um homem identificado como Joabe da Silva Aguiar, de 40 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (9) em Belém (PA). Considerado uma das principais lideranças de uma facção criminosa com atuação no extremo sul do Piauí, ele estava foragido desde 2016 da Penitenciária de Bom Jesus.

Segundo a Polícia Civil, Joabe é apontado como responsável por dezenas de homicídios na região de Avelino Lopes e municípios vizinhos. Para despistar as autoridades, ele utilizava um nome falso: André Silva Sousa. No momento da prisão, os policiais apreenderam um celular e R$ 15 mil em espécie.

De acordo com o delegado Charles Pessoa, a captura representa um duro golpe contra o crime organizado no sul do estado.
“Essa captura é de enorme relevância para o estado. Posso assegurar que é a prisão mais importante dos últimos tempos relacionadas ao sul do Piauí”, afirmou.

O investigado possui diversos mandados de prisão em aberto e, segundo o delegado, tinha forte ligação com uma facção criminosa que atuava na região.
“Ele protagonizou diversas ações em Avelino Lopes, Bom Jesus e todo o extremo sul. Essa prisão só foi possível graças a um trabalho integrado da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí com as polícias civis do Goiás e do Pará.”