- 
								
								
								Homem é encontrado morto em área de mata em Barras, no Piauí
 - 
								
								
								Adolescente comprou revólver de R$ 7 mil em outro estado para matar pedreiro em Teresina
 - 
								
								
								Corpo de homem que estava desaparecido no Rio Parnaíba é encontrado em Parnaíba
 - 
								
								
								Homem morre durante tentativa de assalto
 - 
								
								
								Jovem denuncia estupro após aceitar carona em Campo Maior; suspeito é preso em flagrante
 
				Divulgação
A Polícia Militar do Piauí, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), inicia, nesta semana, a expansão da campanha “Todos pelo Trânsito: Vida Salvar” para o interior do Estado. As ações integradas serão lançadas nos principais polos regionais: Bom Jesus e Picos , além de Parnaíba, tendo como objetivo intensificar o combate aos acidentes e mortes nas rodovias piauienses.
Em Bom Jesus, o lançamento ocorrerá, nesta terça-feira (4) às 7h30, na praça da Catedral Nossa Senhora das Mercêdes (Praça Central). Em Picos, o evento está previsto também para a terça (4), às 11h30, no Ginásio Poliesportivo Severo Maria Eulálio Filho.
Já em Parnaíba, a solenidade será realizada, na sexta-feira (7), no estacionamento do Aeroporto de Parnaíba, às 17h30, marcando o lançamento simbólico da primeira etapa da interiorização da operação.
De acordo com o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, a interiorização da campanha atende a uma determinação do governador Rafael Fonteles e do secretário de Segurança, Chico Lucas, para ampliar o foco de atenção à segurança viária em todo o território piauiense. “Lamentavelmente, o trânsito ultrapassou o número de óbitos por homicídio no Estado. Precisamos ter um trabalho específico voltado para essa realidade. Por isso, encampamos essa campanha de conscientização e chamamento, tanto para nossa tropa quanto para a população. A parceria com a PRF tem mostrado resultados concretos e, agora, vamos levar essa lógica para todo o Piauí”, destacou o coronel.
O comandante explicou ainda que a ampliação será acompanhada de ações educativas, fiscalizações integradas, reforço do efetivo e uso de inteligência estatística para direcionar as ações aos pontos mais críticos. A meta é consolidar a queda nos índices de acidentes e fortalecer a cultura de prevenção entre motoristas e pedestres.
“A ideia é envolver toda a tropa e a sociedade num esforço conjunto para reduzir as mortes no trânsito e garantir mais segurança aos piauienses”, completou Scheiwann Lopes.
Resultados positivos já aparecem nos números
As ações conjuntas já mostram impacto direto na redução dos sinistros no Piauí. Dados do Observatório do Trânsito da Secretaria de Segurança Pública (DOT/SSP-PI) revelam que o mês de outubro de 2025 registrou 86 mortes no trânsito no estado, contra 112 no mesmo período de 2024, uma queda de 23,21%.
Na capital, onde a operação foi lançada no dia 30 de setembro, com o reforço da nova turma de policiais do Comando de Trânsito, a redução foi ainda mais expressiva: de 12 para 8 óbitos, o que representa queda de 33,33% em relação ao ano anterior.
No acumulado de janeiro a outubro de 2025, o Piauí contabiliza 907 mortes no trânsito, redução de 1,52% em relação a 2024. Já o número de acidentes caiu 26,68% no mesmo período, refletindo o efeito das blitzes integradas, campanhas educativas e ações de fiscalização.
Com a ampliação da campanha para o interior, a expectativa das forças de segurança é consolidar a tendência de queda e reforçar o compromisso com um trânsito mais seguro e responsável em todas as regiões do Piauí.