-
Diretor-geral do DER-PI é eleito coordenador da Câmara Temática de Infraestrutura do Consórcio Nordeste
-
Detran alerta para golpe em falsos anúncios da CNH Social
-
Rafael Fonteles sanciona lei que fortalece combate a fraudes virtuais e crimes cibernéticos no Piauí
-
De 10 a 12 de novembro, Piauí irá protagonizar as pautas do carbono neutro e transição energética na COP30
-
Dois irmãos morrem em grave acidente na PI-112, entre Teresina e União
Em Brasília, governador defende a educação em tempo integral como chave para a qualificação profissional no Brasil
Divulgação
O governador Rafael Fonteles foi um dos palestrantes do Congresso Brasil Competitivo 2024, realizado, nesta sexta-feira (6), em Brasília. Durante sua participação, ele destacou a educação como uma prioridade central para o desenvolvimento do país, enfatizando a importância do modelo de educação em tempo integral, implementado com sucesso no Piauí, como um dos pilares para a qualificação profissional no Brasil.
Ao lado dos governadores Raquel Lyra, do Pernambuco, e Renato Casagrande, do Espírito Santo, Fonteles integrou o painel "Os desafios da qualificação profissional sob a ótica dos Estados", que fez parte da programação do evento.
Para o governador piauiense, a educação deve ser o eixo principal para a formação de profissionais qualificados em todo o Brasil. Ele argumentou que o tempo integral nas escolas oferece a possibilidade de conciliar aprendizagem e qualificação de forma mais eficaz.

“Com o tempo integral, é possível atender tanto a educação quanto à qualificação profissional. O modelo permite, por exemplo, a inclusão do conteúdo curricular obrigatório do ensino médio, com 4 ou 5 horas de aulas regulares. No entanto, com uma carga horária de 8 ou 9 horas, conseguimos integrar ainda mais atividades e capacitações, garantindo uma formação mais completa”, explicou Fonteles, reafirmando sua defesa pela ampliação do ensino em tempo integral, da educação infantil ao ensino médio.

O Movimento Brasil Competitivo, que organiza o evento, é uma iniciativa da sociedade civil voltada para a promoção de uma cultura de governança pública com foco na excelência na gestão. O movimento busca soluções para aumentar a capacidade de investimento do Estado e melhorar a qualidade dos serviços públicos em diversas áreas.