-
Rafael Fonteles antecipa salário de dezembro e servidores recebem na véspera de Natal
-
TF autoriza prisão domiciliar a Augusto Heleno por motivos de saúde
-
Projeto da Companhia Porto Piauí vai recuperar navegabilidade do Rio Parnaíba e otimizar a logística de grãos no sul do estado
-
Badespi libera R$ 80 milhões em crédito, amplia presença territorial e gera desenvolvimento em todo o Piauí
-
Batida frontal na BR-316 mata três pessoas e deixa feridos em Miguel Leão
Divulgação
Um professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi afastado após exibir um filme com cenas de nudez e uso de drogas para alunos do ensino médio no campus Corrente, no Sul do estado. O docente, que não teve o nome divulgado, teve a conduta questionada após a circulação de um vídeo gravado pelos próprios estudantes e compartilhado nas redes sociais.
Em nota oficial, a instituição repudiou a exibição de conteúdo com classificação etária incompatível com a idade dos alunos durante uma atividade escolar. O IFPI confirmou o afastamento do professor e informou a abertura de um procedimento preliminar para apurar os fatos.
A exibição ocorreu em uma turma do 2º ano do curso técnico integrado em Administração. De acordo com a classificação indicativa no Brasil, o filme não é recomendado para menores de 18 anos, por conter violência, sexo, nudez, uso de drogas e linguagem imprópria.
POSICIONAMENTO DO IFPI
Na nota, o Instituto Federal do Piauí afirmou que a prática não condiz com as diretrizes da instituição, que preza pela ética, respeito e segurança no ambiente escolar. A direção também destacou que situações como essa são encaminhadas à Controladoria Interna para a instauração de Processos Administrativos Disciplinares (PAD), seguindo os ritos legais.
O IFPI reforçou ainda que denúncias desse tipo têm prioridade na apuração, podendo resultar na aplicação de sanções previstas em lei. Segundo a instituição, o servidor envolvido já foi afastado preventivamente, e ações orientativas estão sendo realizadas com servidores e colaboradores.
A nota ressalta que o Instituto conta com uma equipe multidisciplinar apta a prestar apoio e acompanhamento aos estudantes envolvidos, reforçando o compromisso no combate à naturalização de violências e abusos de poder dentro e fora das instituições de ensino.
Por fim, o IFPI orienta que qualquer estudante ou servidor que se sinta prejudicado formalize denúncia por meio da Ouvidoria, pelo telefone (86) 3131-1407, pelo e-mail [email protected] ou procure a equipe multidisciplinar dos campi.