-
Viúvo e família de Isabel Veloso trocam acusações sobre convivência do filho nas redes
-
Programa 60+ realiza Bailinho de Carnaval da Pessoa Idosa nesta sexta (6)
-
Governador participa de 8º Dia de Campo da Insolo, em Baixa Grande do Ribeiro, nesta sexta (6)
-
Projeto piloto: supermercados do ES não abrirão aos domingos em parte de 2026
-
Vereadora Jovelina Furtado é atacada com faca e tesoura dentro da Secretaria de Educação de Barras
Piauí oferta 72 vagas no Projeto Mais Médicos Especialistas com inscrições abertas até 19 de fevereiro
Divulgação
O Ministério da Saúde publicou, nesta semana, o edital referente ao 2º ciclo do Projeto Mais Médicos Especialistas, com chamamento público para adesão de profissionais ao programa. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas e tem como objetivo ampliar o acesso da população ao atendimento médico especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).
O edital prevê a seleção de médicos especialistas em todo o Brasil para atuação em 16 especialidades prioritárias, entre elas anestesiologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e oncologia clínica, fortalecendo a rede de atenção de média e alta complexidade em todo o país.
No Piauí, estão disponíveis 72 vagas imediatas e 29 cadastros reservas, totalizando 103 vagas distribuídas em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública de 15 municípios do estado. As inscrições devem ser realizadas por meio da página oficial do Projeto Mais Médicos Especialistas no site do Ministério da Saúde, com prazo final até o dia 19 de fevereiro, pela plataforma da UNA-SUS.
De acordo com a coordenadora do Projeto Mais Médicos Especialistas na Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Gabriela Emily, a abertura do novo ciclo representa um avanço importante para o fortalecimento da assistência especializada no estado. “Essa iniciativa amplia o acesso da população aos serviços especializados e contribui de forma direta para a redução das filas de espera por consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. No Piauí, o programa fortalece a rede pública de saúde ao viabilizar a atuação de especialistas em regiões que apresentam maior vazio assistencial, promovendo maior qualificação da assistência’’, destacou.
Atualmente, 45 médicos especialistas já atuam no estado por meio do programa, em áreas como cirurgia geral, ginecologia e anestesiologia, atendendo diversos municípios piauienses.
Lançado em 2025 pelo Ministério da Saúde, o Projeto Mais Médicos Especialistas faz parte das ações estratégicas do Ministério da Saúde para enfrentar a escassez e a má distribuição de médicos especialistas no país. A iniciativa articula formação em serviço e provimento assistencial, ampliando a oferta de consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade, além de reduzir o tempo de espera da população para atendimento especializado.