-
Discussão em ponto de apoio para motoristas por aplicativo termina na Central de Flagrantes em Teresina
-
Primeira infância: conheça os 10 municípios vencedores do II Prêmio Boas Práticas no SUAS
-
Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
-
Jovem morre em grave acidente enquanto saía para comprar leite para a filha no Sul do Piauí
-
OAB-PI vai à Justiça para questionar aumento da taxa do lixo em Teresina
Piracuruca e Oeiras receberão atividades em comemoração ao 202º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil
Divulgação
O Governo do Piauí realiza, nos dias 22 e 24 de janeiro, as tradicionais atividades em comemoração aos 202 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil. A programação será realizada nos municípios de Piracuruca e Oeiras.
A programação inicia em Piracuruca com momentos de reflexão e fé. A manhã de quarta-feira (22) será marcada por um culto em ação de graças na Igreja Cristã Pentecostal, às 8h30, seguido por uma missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Auditório Municipal Professora Lourdinha Brandão, encerrará a agenda na cidade, com início às 10h.
Na sexta-feira (24), a celebração segue em Oeiras. A programação inicia às 8h, com honras militares e aposição de corbelha de flores na estátua de Manoel de Sousa Martins – “visconde de Parnaíba”. Em seguida, será realizada missa em ação de graças, na catedral de Nossa Senhora da Vitória, e o culto em Ação de Graças, na Primeira Igreja Batista. A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, será às 10h e marcará o encerramento das atividades.
Adesão do Piauí à Independência do Brasil
A adesão do Piauí à Independência do Brasil, concretizada em 24 de janeiro de 1823, foi marcada por um ato de ruptura em Oeiras. O brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o visconde da Parnaíba, liderou a deposição das autoridades portuguesas, assumindo o comando da província.
Esse episódio simbolizou o rompimento definitivo com a Coroa Portuguesa e a adesão do Piauí ao processo de construção da identidade nacional brasileira.