-
Diretor-geral do DER-PI é eleito coordenador da Câmara Temática de Infraestrutura do Consórcio Nordeste
-
Detran alerta para golpe em falsos anúncios da CNH Social
-
Rafael Fonteles sanciona lei que fortalece combate a fraudes virtuais e crimes cibernéticos no Piauí
-
De 10 a 12 de novembro, Piauí irá protagonizar as pautas do carbono neutro e transição energética na COP30
-
Dois irmãos morrem em grave acidente na PI-112, entre Teresina e União
Piracuruca e Oeiras receberão atividades em comemoração ao 202º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil
Divulgação
O Governo do Piauí realiza, nos dias 22 e 24 de janeiro, as tradicionais atividades em comemoração aos 202 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil. A programação será realizada nos municípios de Piracuruca e Oeiras.
A programação inicia em Piracuruca com momentos de reflexão e fé. A manhã de quarta-feira (22) será marcada por um culto em ação de graças na Igreja Cristã Pentecostal, às 8h30, seguido por uma missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Auditório Municipal Professora Lourdinha Brandão, encerrará a agenda na cidade, com início às 10h.
Na sexta-feira (24), a celebração segue em Oeiras. A programação inicia às 8h, com honras militares e aposição de corbelha de flores na estátua de Manoel de Sousa Martins – “visconde de Parnaíba”. Em seguida, será realizada missa em ação de graças, na catedral de Nossa Senhora da Vitória, e o culto em Ação de Graças, na Primeira Igreja Batista. A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, será às 10h e marcará o encerramento das atividades.
Adesão do Piauí à Independência do Brasil
A adesão do Piauí à Independência do Brasil, concretizada em 24 de janeiro de 1823, foi marcada por um ato de ruptura em Oeiras. O brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o visconde da Parnaíba, liderou a deposição das autoridades portuguesas, assumindo o comando da província.
Esse episódio simbolizou o rompimento definitivo com a Coroa Portuguesa e a adesão do Piauí ao processo de construção da identidade nacional brasileira.