-
Sesapi realiza atendimentos gratuitos para diagnóstico de câncer no Hospital da Polícia Militar no sábado (7) e domingo (8)
-
Detran-PI segue com credenciamento para instrutores de trânsito autônomos
-
Chuvas avançam pelo Piauí e Defesa Civil coloca estado em alerta máximo
-
Viúvo e família de Isabel Veloso trocam acusações sobre convivência do filho nas redes
-
Programa 60+ realiza Bailinho de Carnaval da Pessoa Idosa nesta sexta (6)
Divulgação
Uma tragédia aérea interrompeu um voo de curta duração e deixou 15 pessoas mortas na região de fronteira entre a Colômbia e a Venezuela. A aeronave, que havia decolado da cidade de Cúcuta, desapareceu minutos antes do pouso e foi localizada horas depois em uma área montanhosa do departamento de Norte de Santander.
Entre as vítimas estão um congressista colombiano e um candidato à Câmara dos Representantes. De acordo com informações da autoridade aeronáutica da Colômbia, não houve sobreviventes. O avião perdeu contato por volta do meio-dia, pouco antes do horário previsto para o pouso, que seria às 12h05.
Diante do desaparecimento, os protocolos de emergência foram imediatamente acionados. A Força Aérea Colombiana foi mobilizada para localizar a aeronave e realizar o resgate dos corpos. O local do acidente é de difícil acesso e possui vastas áreas sob influência do Exército de Libertação Nacional (ELN), grupo guerrilheiro que atua na região.
A companhia aérea estatal Satena informou, em nota, que por volta das 14h (horário local) a aeronave havia esgotado seu tempo de autonomia de voo. O avião, um Beechcraft 1900 de matrícula HK4709, era operado pela empresa Searca e transportava 13 passageiros e dois tripulantes.
As autoridades aeronáuticas destacaram que todos os recursos disponíveis foram empregados na operação de busca, em coordenação com a Força Aeroespacial Colombiana. Uma linha telefônica também foi disponibilizada para prestar informações oficiais aos familiares das vítimas.
Detalhes técnicos da aeronave
O Beechcraft 1900 é um avião bimotor turboélice, projetado para operar em regiões de geografia complexa, como áreas montanhosas. A aeronave tem capacidade para até 19 passageiros, velocidade de cruzeiro de aproximadamente 440 km/h, alcance de até 25 mil pés de altitude e autonomia de voo de até 6 horas e 30 minutos.