-
Apresentador César Filho sofre grave acidente de motocicleta entre Campo Maior e Cabeceiras
-
Padre e outras duas pessoas morrem em desabamento de laje em Salvador
-
Governo federal reajusta em 17,5% auxílio-alimentação de servidores públicos
-
Lula envia equipe ministerial ao Paraná após tornado que deixou mortos e destruição
-
Carro com secretário de Cultura do Piauí é atingido por caminhão em acidente na BR-343
Divulgação
Mais uma etapa da campanha de vacinação contra a raiva será realizada neste sábado (09), nas zonas Sul e Sudeste de Teresina. Ao todo foram disponibilizados 135 postos, nas duas regiões, onde serão aplicadas doses até às 17h. Confira os locais de vacinação
"Pedimos que todos levem seus cães e gatos, pois assim vocês protegem não apenas os animais como também se protegem”, convida Élcio Leite, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ele orienta ainda que a idade mínima para receber a vacina é quatro meses, tanto para caninos quanto para felinos.
A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente, pela mordida. “É importante saber que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva”, alerta Élcio Leite.
A doença pode ser transmitida por animais silvestres como saguis, furões, raposas, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.
Vacinação nas zonas Norte e Leste
No último sábado (02) foi realizada a primeira etapa da campanha nas zonas Norte e Leste. Um total de 65.547 animais foram imunizados neste dia, totalizando 75,73 % de cobertura vacinal. Destes, foram vacinados 19.547 gatos e 46 mil cães, que correspondem a 77,28% e 75,08% da meta para cada espécie, respectivamente.