Polícia

Corpo de adolescente desaparecido no Rio Parnaíba é encontrado em Timon após três dias de buscas

Divulgação

O corpo do adolescente Ruan Sousa da Silva, de 17 anos, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (30) nas águas do Rio Parnaíba, no município de Timon (MA). O jovem estava desaparecido desde a última terça-feira (28), quando entrou no rio para tomar banho com amigos e não retornou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Timon, as buscas começaram ainda na tarde do desaparecimento, após o acionamento da corporação. Uma equipe de mergulhadores atuou até o início da noite de terça, mas sem sucesso. As buscas foram retomadas na quarta-feira (29) e seguiram até esta manhã, quando o corpo foi localizado na região do povoado Boa Vista.

“Tivemos o emprego de três equipes — duas de mergulho e uma de busca. Após 48 horas, seguimos o protocolo que transforma a operação em busca de corpo, pois é o período em que o corpo tende a submergir. Hoje, no terceiro dia, conseguimos localizar o corpo em uma área de assoreamento, no meio do rio”, explicou o tenente Gustavo Damasceno, do Corpo de Bombeiros de Timon.

Segundo informações apuradas pelo Cidadeverde.com, Ruan havia saído de casa dizendo à família que iria para a escola, mas acabou indo com amigos ao rio, em um trecho de draga na estrada conhecida como Beira da Linha.

O pai adotivo do adolescente, Raimundo Gomes da Silva Filho, disse que a família estranhou o comportamento dos colegas que estavam com o jovem no momento do afogamento.
“As pessoas que estavam com o Ruan sumiram, nenhuma apareceu para ajudar nas buscas ou explicar o que aconteceu. Isso deixa a gente desconfiado, porque ele não era um menino de se colocar em risco assim. Mas tudo isso vai ser esclarecido com a polícia”, afirmou.

O tio de Ruan, Adão da Silva, contou que o sobrinho era tranquilo e havia sido criado pela avó. “Como todo jovem, ele fazia as coisas por impulso. Saiu para tomar banho no rio, e nós já sabíamos que ele tinha desaparecido. Os amigos não puderam fazer nada. Mas ele era um menino bom, apenas acompanhou os outros”, relatou.

Adão disse ainda que, apesar da dor, a família se sente aliviada por ter conseguido encontrar o corpo.
“Ainda bem que encontramos o corpo, para a família ficar mais consolada. Os bombeiros estavam nas buscas, e os pescadores também ajudaram muito. A gente não sabe realmente o que aconteceu, mas agora podemos nos despedir dele com dignidade”, concluiu.