-
Motorista por aplicativo preso no Rio de Janeiro pode ter contado com ajuda para fugir após tentativa de homicídio em Teresina
-
Ex-jogador de futebol amador é preso suspeito de participação em homicídio na zona Norte de Teresina
-
Dois homens são presos com arma, dinheiro e celulares durante ação da PM em Timon
-
Lula compara chegada de Chico Lucas à Senasp à contratação de Neymar e destaca programa criado no Piauí
-
Polícia Civil conclui investigação sobre morte de empresário em Caracol e indicia responsável por estrutura de evento
Divulgação
O governo federal deve anunciar ainda nesta semana uma nova ferramenta para tentar coibir o roubo de celulares. A ideia é disparar mensagens para aparelhos furtados e roubados que foram habilitados em uma nova linha.
A medida será uma atualização do programa Celular Seguro, que já permite o bloqueio da linha telefônica e de aplicativos financeiros à distância. Com a nova versão, será possível identificar e enviar uma mensagem à pessoa que comprou o celular de forma ilegal.
O alerta vai chegar direto pelo aplicativo de mensagens com a seguinte mensagem: "este celular foi roubado. Entregue o aparelho na delegacia mais próxima".
A identificação do IMEI, um número que é único de cada aparelho, como o chassi de um carro - permite rastrear e sinalizar os celulares cadastrados como roubados ou furtados, independentemente de alterações no número da linha.
A iniciativa foi utilizada no Piauí em modelo semelhante. O estado recuperou mais de 10 mil celulares em dois anos.
Paralelamente a essa atualização do programa Celular Seguro, o governo quer aumentar a pena para quem comprar um celular roubado, que atualmente é de um a quatro anos de detenção. Segundo o projeto de lei que está no Planalto, a pena mínima passaria para um ano e seis meses e a máxima para seis anos.