Polícia

PM encontra arsenal em Parnaíba que seria do guarda suspeito de matar casal em Teresina

Divulgação

A Polícia Militar do Piauí apreendeu, na noite desta quarta-feira (27), um verdadeiro arsenal em uma residência localizada na Avenida Luís Carlos Maviniê, no bairro São Vicente, em Parnaíba. O material seria de Francisco Fernando de Oliveira Castro, guarda municipal apontado como autor do assassinato do vereador Thiciano Ribeiro (PL) e da ex-chefe da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope de Brito, mortos pela manhã no Centro de Teresina.

A operação foi realizada por equipes da 2ª Companhia do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), após denúncia repassada por um colaborador. Conforme a PM, o responsável pelo imóvel autorizou a entrada dos policiais e indicou o local onde os objetos estavam escondidos.

No interior da casa, foram encontradas três pistolas — uma Glock calibre .380, uma Taurus calibre .22 e uma Taurus G2C calibre 9mm — além de carregadores, coldres, alongadores, uma carabina de pressão, kits de limpeza, maletas e outros acessórios. Também foram apreendidas 1.519 munições calibre .22, 155 munições calibre .380, 215 munições calibre 9mm, 900 espoletas e uma máquina de recarga de munições.

Todo o material foi recolhido e encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde ficará à disposição da Justiça. “O Fernando vai ser autuado sobre esse material para sabermos a origem”, informou o coronel Alves, comandante do BEPI.

Prisão do suspeito

Ainda na noite desta quarta (27), Francisco Fernando foi localizado e preso em Teresina, no bairro Parque Piauí, zona Sul, na casa da mãe. A captura foi resultado de uma operação conjunta entre a Polícia Civil, Polícia Militar e o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Com ele, os policiais apreenderam mais duas armas, dinheiro e o veículo utilizado no crime.

O crime

O duplo homicídio ocorreu pela manhã, em frente ao Hospital Prontomed, no Centro da capital. Penélope e Thiciano foram executados a tiros enquanto conversavam na calçada da unidade de saúde. Um taxista que estava próximo foi atingido de raspão no rosto, mas passa bem.

A perícia recolheu cápsulas no local e investiga a quantidade de disparos efetuados durante a ação criminosa.