Como parte das ações do Pacto Pela Ordem, a Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou na manhã desta quarta-feira (23) uma grande operação de combate à atuação de uma organização criminosa na zona Norte de Teresina.
Foram cumpridos 10 mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão nos bairros Parque Firmino Filho e povoado Soinho, áreas sob influência do grupo criminoso.
As investigações apontam que a facção é responsável por uma série de crimes na região, incluindo homicídios, roubos, tráfico de drogas e atos de vandalismo. O grupo atuava com forte intimidação da população, usando pichações com símbolos da organização, exibição de armas e ameaças diretas aos moradores.
Durante as diligências, a Polícia Civil identificou I.H.S.F., conhecido como “Dim”, como um dos líderes da facção. Ele teria assumido o controle do grupo após a prisão do próprio irmão em 2023 — ocasião em que foram apreendidas armas de fogo usadas em crimes violentos na mesma região.
Além disso, outro núcleo da organização foi mapeado na área conhecida como “Vila das Torres”. Lá, os integrantes planejavam e comandavam a distribuição de drogas, operando com uma estrutura hierárquica bem definida e divisão de tarefas típica de grupos criminosos organizados.
A operação contou com o apoio integrado de diversas forças de segurança, incluindo a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, BOPE, BEPI, FEISP, Guarda Civil Municipal, BOPAER, DRCI, DEBESP, Delegacia de Polícia de Nazária e a 12ª Delegacia de Polícia.
As ações visam desarticular completamente a atuação da organização criminosa na capital e reforçar o compromisso das forças de segurança com o combate à criminalidade no estado.