-
Defesa de Bolsonaro alerta para risco de queda e morte na cadeia
-
Hélio Isaías apresenta projetos revisando o território de mais 15 municípios
-
Rafael Fonteles defende crédito e mais recursos para segurança no Nordeste
-
Após condenação por trama golpista, Bolsonaro pode perder posto de capitão do Exército
-
Silvio Mendes apresenta balanço da gestão, projeta 2026 e destaca ajuste fiscal como base da administração
Divulgação
A partir da próxima legislatura (2029-2032), a Câmara Municipal de Teresina poderá aumentar de 29 para 31 o número de vereadores. A ampliação ocorre devido ao crescimento populacional da capital piauiense, que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2024, ultrapassou a marca de 900 mil habitantes, chegando a 902 mil.
A discussão sobre a mudança teve início em 2024, por iniciativa do então vereador Alan Brandão (PRD), atualmente superintendente da SDU Norte. O aumento no número de cadeiras ganhou mais força com a confirmação oficial dos novos dados demográficos, que abriram a possibilidade de ampliação.
De acordo com a legislação, cidades com mais de 900 mil habitantes podem ter até 31 vereadores. A Procuradoria da Câmara de Teresina já emitiu um parecer favorável à mudança, e o procurador Pedro Ricardo Couto afirmou que a alteração na Lei Orgânica do Município deverá ser debatida nos próximos meses.
Para que a ampliação se concretize, será necessária a aprovação por maioria simples dos vereadores. Como o aumento é de interesse dos próprios parlamentares, a expectativa é que o projeto seja aprovado sem dificuldades, podendo até obter unanimidade. Caso seja aprovado, Teresina passará a contar com 31 representantes na Câmara Municipal.