-
Governo Federal anuncia campus do IMPA Tech em Teresina e investimentos de R$ 100 milhões em educação e tecnologia
-
Prefeito de Alegrete do Piauí é suspenso do PT após denúncia de realizar ameaças
-
Mais de 1 milhão de famílias piauienses devem ser beneficiadas com os programas Gás do Povo e Luz do Povo
-
Feira dos Municípios 2025 contará com a presença do governador Rafael Fonteles nesta sexta (31)
-
Rafael Fonteles e Wellington Dias lançam programas Luz do Povo e Gás do Povo para ampliar inclusão social no Piauí
Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realiza, neste domingo (3), novas eleições em dois municípios. Em Dom Expedito Lopes, os eleitores voltam as urnas para escolha do novo prefeito e vice, enquanto em Gilbués, o pleito definirá os nove vereadores.
A nova eleição para prefeito e vice em Dom Expedito Lopes foi marcada pelo TRE-PI após a cassação dos mandatos do prefeito Valmir Araújo (Republicanos) e da vice, Evanil Lopes (Republicanos) por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) na disputa municipal de 2020.
As três chapas que pleiteiam os cargos de prefeito e vice em Dom Expedito Lopes não participaram da última eleição municipal. Os candidatos são Joaquim Neto e Lopes, pelo PT, Agenor Lima e Kyldary Gonçalves, pelo MDB, e Jonas Carvalho e Everaldo Gonçalves, pelo Republicanos.
Já em Gilbués, a eleição será para escolha dos nove vereadores do municipios. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou cinco parlamentares eleitos pelo Progressistas (PP) e anular os votos do partido no último pleito por fraude à cota de gênero, afetando todo o pleito.
Ao todo, 20 nomes irão disputar uma das nove vagas na Câmara Municipal de Gilbués. Entre eles alguns dos candidatos do PP que tiveram os mandatos cassados, inclusive a candidata apontada como laranja no último pleito, mas que agora tentará ser eleita pelo MDB.
Fonte:cidadeverde.com