Política

Em entrevista, governador destaca queda de 70% no roubo de celulares em Teresina

Divulgação

O governador Rafael Fonteles concedeu uma série de entrevistas nesta terça-feira (23), nas quais fez um balanço da sua gestão nos últimos três anos e deu dados de programas e investimentos. Na segurança, ele destacou a diminuição dos índices de criminalidade; na saúde, a expansão do atendimento especializado; já na educação, reforçou a presença do ensino integral e técnico nos 224 municípios.

Na área da segurança pública, Fonteles mencionou a nomeação de novos policiais civis, penais, militares e bombeiros, além dos investimentos em inteligência, que resultaram na redução significativa dos índices de roubos, furtos, violência contra a mulher e homicídios. Com o uso da tecnologia e a criação do programa Meu Celular de Volta, já foi possível recuperar mais de 15 mil celulares roubados e alcançar redução de 70% nos índices de roubo de aparelhos celulares.

Em relação à saúde, o Fonteles deu destaque para o programa Saúde Digital, que levou consultas especializadas e exames para todos os municípios do interior e já realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos, refletindo na diminuição da espera por atendimento médico. As cirurgias eletivas foram outro destaque, com a realização de mais de 35 mil ao longo de 2025, reduzindo a fila de espera para 50 dias. Em 2026, seis novas Centrais de Diagnósticos devem ser inauguradas.

Na educação, o chefe do Executivo estadual ressaltou a universalização das escolas de tempo integral, que oferecem ensino técnico e melhor estrutura para os estudantes, ampliando as chances de inserção profissional. Ele também destacou a revitalização de 141 escolas estaduais na capital, todas climatizadas, e melhorias na estrutura física das unidades do interior. Fonteles confirmou, ainda, que o programa Do Piauí Para o Mundo vai encaminhar 360 estudantes e professores piauienses para o exterior.

A infraestrutura viária contou com investimentos de R$ 3 bilhões, colocando os 9 mil km de rodovias piauienses como as melhores do norte e nordeste, com 91% em estado de conservação como boa ou ótima. Além disso, o Governo do Estado tem investido na construção de aeródromos e aeroportos e o Porto Piauí, que está sendo operacionalizado para, em breve, iniciar a exportação de diversos tipos de produtos piauienses, como o minério de ferro de Piripiri e o fertilizante marinho, que entrou em testes.

“Agora iniciamos a parte comercial do Porto Piauí, com fertilizantes marinhos, minério de ferro que hoje vai de caminhão para o Porto de Pecém (CE). Teremos um volume de contêineres. Teremos um porto industrial, na retroárea de atracação ou na ZPE de Parnaíba, agregando valor à produção. Já superamos a fase de sonhar. É sonhar e implementar”, disse Rafael Fonteles.

O governador também destacou a intensa agenda de concursos, promoções e progressões para os servidores do Estado. Ao todo, 48 categorias foram contempladas. Segundo Rafael Fonteles, todos os avanços em benefício dos servidores estão sendo feitos em acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a capacidade de pagamento do governo. “A demonstração inequívoca da valorização é a quantidade de concursos públicos que estamos fazendo, as progressões e promoções e reajustes nas carreiras. Temos compromisso com o servidor e com a responsabilidade fiscal”, finalizou.