-
TRF-4 julga nesta terça ação contra Jair Bolsonaro por declarações racistas
-
Prefeitura de Barras sob suspeita: empresa de vigia e ouvidor fatura milhões
-
Lula rebate Trump e defende soberania do Brasil em artigo no The New York Times
-
Rafael Fonteles acompanha experiência de alunos piauienses no Motion Lab, referência em inovação na Alemanha
-
STF condena ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista

Gabriel Paulino
O governador Rafael Fonteles embarca, nesta sexta-feira (9), para a China, onde acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agenda oficial, a convite do presidente chinês, Xi Jinping. Durante o período da viagem, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Severo Eulálio, assume interinamente o comando do executivo estadual.
“Muito feliz em transmitir o cargo para o deputado Severo Eulálio, presidente da Assembleia, dado que o vice-governador Themístocles Filho está em férias neste momento, e nós iremos participar da missão do presidente Lula na República Popular da China por quatro dias. É momento de reforçar os laços entre o Brasil e a China e, ao mesmo tempo, buscando investimento de empresas chinesas no Brasil, inclusive no Piauí, na área de energia. Certamente o deputado Severo irá conduzir muito bem os destinos do Estado e essa missão será muito exitosa para o Brasil, para o Nordeste e para o Piauí”, disse o governador Rafael Fonteles.
A transmissão do cargo ocorreu no fim da tarde de hoje, no Palácio de Karnak. A missão segue até o dia 14. O vice-governador Themístocles Filho está em período de férias.
“Uma missão constitucional. O presidente da Assembleia está na linha sucessória do governador e hoje assumimos com uma honraria muito grande, mesmo que por pouco tempo, e é uma grande responsabilidade assumir tamanho cargo e substituir o nosso governador, que vem trabalhando incansavelmente pelo Piauí e agora vai numa missão internacional buscando trazer investimentos e recursos para o nosso estado”, destacou o agora governador em exercício Severo Eulálio.
A comitiva que acompanha o presidente Lula à China é composta por ministros de estado, membros do Congresso Nacional e empresários. Na agenda da missão, o principal compromisso do presidente Lula é a cúpula entre a China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), nos dias 12 e 13 de maio. Também estão previstas as assinaturas de, pelo menos, 16 acordos bilaterais.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, com superávit brasileiro. O país também é importante investidor no Brasil, com estabelecimento de relação bilateral de alto nível.