- 
								
								
								Prefeito de Alegrete do Piauí é suspenso do PT após denúncia de realizar ameaças
 - 
								
								
								Mais de 1 milhão de famílias piauienses devem ser beneficiadas com os programas Gás do Povo e Luz do Povo
 - 
								
								
								Feira dos Municípios 2025 contará com a presença do governador Rafael Fonteles nesta sexta (31)
 - 
								
								
								Rafael Fonteles e Wellington Dias lançam programas Luz do Povo e Gás do Povo para ampliar inclusão social no Piauí
 - 
								
								
								No Investe Piauí Day, Rafael Fonteles reforça o papel do estado como polo de energia, agroindústria e inovação
 
				Divulgação
O deputado Henrique Pires (MDB) apresentou, nesta quarta-feira (9), requerimento para a realização de audiência pública com o objetivo de debater a participação dos institutos de pesquisa que atuaram na campanha eleitoral de 2024. A proposição foi lida no pequeno expediente da sessão plenária e deve ser colocada em votação na próxima sessão deliberativa.
“O resultado das eleições demonstrou de maneira inquestionável que existiram enormes discrepâncias entre pesquisas contratadas e divulgadas pelos institutos de opinião pública do Estado do Piauí durante a corrida eleitoral e o resultado da votação oficial obtido no dia 06 de outubro de 2024”, justifica o emedebista.
De acordo com Henrique Pires, “seja por falha sistemática, seja por dolo em fraudar, essas instituições têm conseguido induzir o eleitor a optar pelo voto útil, qual seja: o que reduz as opções de voto ao primeiro ou ao segundo colocado nas pesquisas, em detrimento do voto de princípios”.
O parlamentar quer discutir especialmente as pesquisas para prefeito do município de Canto do Buriti. “Os institutos de pesquisa divulgavam insistentemente dados onde o candidato Dr. Guilherme Oliveira (PT) estaria na frente, […] sendo que o candidato Dr. Felipe Alves (MDB) teve quase o dobro de votos dos seus concorrentes”, frisou.
Fonte:Fonte: Alepi