Política
Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colombia, morre após dois messe internado
11/08/2025 09:17 || Atualizado: 11/08/2025 09:17
Divulgação
O senador colombiano Miguel Uribe, de 39 anos e pré-candidato à presidência, morreu nesta segunda-feira (11) após quase dois meses internado devido a um atentado ocorrido em junho. Ele foi atingido por três tiros enquanto discursava em um comício em Bogotá, em meio ao aumento da violência política no país antes das eleições de 2026.
Uribe sofreu dois disparos na cabeça e um na coxa esquerda, e foi levado em estado grave para a Fundação Santa Fé de Bogotá. Apesar de ter seu quadro estabilizado em certo momento, ele sofreu uma hemorragia no sistema nervoso central no último sábado (9), passou por cirurgia de emergência e permaneceu em estado crítico até o falecimento.
Como figura importante da oposição ao governo colombiano, Miguel Uribe tinha forte ligação familiar com a política: era neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín.
Ele deixa esposa, Maria Claudia Tarazona, e um filho. O país se prepara para as eleições presidenciais que acontecem em março de 2026, agora sem um dos nomes favoritos na disputa.