-
PI-381: Rafael Fonteles inaugura pavimentação e afirma que rodovias marcam sua gestão
-
Exportações superam importações e Piauí fecha 2025 com superávit de US$ 883,4 milhões
-
Rodrigo Torres assume Seduc em 2026 e promete manter avanços na educação do Piauí
-
PM envia mais de 200 policiais para reforçar segurança no litoral do Piauí no Réveillon
-
Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial
Aprovado projeto que garante acesso gratuito de pessoas com síndrome de Down em eventos no Piauí
Divulgação
Foi aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o Projeto de Lei que garante às pessoas com síndrome de Down acesso gratuito a cinemas, estádios, ginásios esportivos, parques aquáticos e outros estabelecimentos que forneçam serviços de atendimento cultural, esportivo e de lazer no Estado.
O projeto é de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT). Segundo o parlamentar, o texto promove direitos à interação social das pessoas com deficiência de modo a garantir a elas o pleno exercício de outros direitos fundamentais como educação, saúde, trabalho e lazer.
“O objetivo do projeto de lei é ampliar, para pessoas com síndrome de Down, o acesso às diversas formas de expressão cultural, prática esportiva e momentos de lazer, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento integral dessas pessoas, fomentando ainda a inclusão social”, explica o deputado.
Uma vez aprovado em plenário na Alepi, o texto segue, agora, para sanção pelo governador Rafael Fonteles para que seus efeitos entrem em vigor como lei estadual.
Direitos garantidos por leis e políticas públicas
No Brasil as pessoas com síndrome de Down têm seus direitos garantidos por um vasto arcabouço de lei e políticas públicas. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) garante o direito à educação inclusiva, proibindo negar matrícula em escolas públicas e privadas. Há ainda a isenção de imposto de renda para pessoas com síndrome de Down, conforme a lei nº 1.713/1988 além do direito a vagas especiais em estacionamentos e cotas em empresas privadas e universidades públicas, conforme a Lei de Cotas.