Notícias

Assembleia Legislativa concede Título de Cidadão Piauiense ao ministro Augusto Nardes

Divulgação

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) concedeu, na manhã desta quinta-feira (11), o Título de Cidadão Piauiense ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes. A solenidade ocorreu no plenário Deputado Waldemar Macêdo e reuniu parlamentares, autoridades e representantes de diversos setores da sociedade.

A proposta foi apresentada em conjunto pelos deputados Henrique Pires (MDB) e Franzé Silva (PT), em reconhecimento à trajetória do ministro e sua contribuição para o país nas áreas de controle e fiscalização de contas públicas.

Natural de Santo Ângelo (RS), Nardes é administrador e político, atual ministro e ex-presidente do TCU. Antes de assumir o cargo no tribunal, exerceu três mandatos como deputado federal, dois como deputado estadual e também foi vereador em sua cidade natal.

Reconhecimento e história com o Piauí

O presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), ressaltou a importância da homenagem:
O ministro Augusto Nardes recebe hoje essa honraria, que é o Título de Cidadão Piauiense, concedido pelos deputados Henrique Pires e Franzé Silva. A Assembleia recebe de braços abertos o ministro nesta sessão solene.

Já o propositor do título, deputado Henrique Pires, lembrou a relação antiga de Nardes com o estado:
Ainda nos anos de 1996 e 1997, ele foi um dos precursores da nova colonização no Sul do Piauí, em Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro. Sempre demonstrou alegria em ter contribuído para o desenvolvimento da região. Esse título chega com atraso, pois há muito tempo ele já merecia esse reconhecimento.

Palavras do homenageado

Durante a solenidade, o ministro Augusto Nardes agradeceu a honraria e fez referência à sua ligação com o Piauí:
Como gaúcho, agora estou me transformando em “piúcho”, piauiense com gaúcho. É uma grande honra, porque há mais de 20 anos, quando era deputado federal, articulei a vinda de famílias do Rio Grande do Sul para investir no Piauí. Foram cerca de 200 famílias que encontraram aqui uma terra fértil e um povo hospitaleiro. Esse movimento contribuiu para o desenvolvimento da região.

Ele também destacou a relevância da agenda de governança para o futuro do estado:
Nós conseguimos articular a tese da governança no Brasil e acredito que o Piauí pode ser uma nova alternativa, especialmente pela liderança do governador Rafael, um gestor moderno, para implantar regras de governança e se transformar em um estado líder.