-
OPA transforma bairros e fortalece participação popular no Piauí
-
Timon corre risco de colapso sanitário após troca controversa da empresa de limpeza urbana
-
Morre Isabel Eulálio, avó do presidente da Alepi, Severo Eulálio e da primeira-dama Isabel Fonteles
-
Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado
-
Feriado de Finados: veja o que abre e o que fecha neste domingo (2) em Teresina
Divulgação
Entre os dias 6 e 31 de outubro, acontece em todo o Brasil a Campanha Nacional de Multivacinação 2025, que tem como principal objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos — ou seja, até 14 anos, 11 meses e 29 dias. O Dia D de Mobilização Social será no sábado, 18 de outubro, quando todos os postos de saúde estarão mobilizados para atender o público.
Embora o foco seja o público infantil e adolescente, a campanha também reforça a importância da imunização contra o sarampo, recomendando que todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos tenham sua situação vacinal avaliada. A ação também incentiva o resgate da vacinação contra o HPV em adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados.
O Ministério da Saúde reforça que, além das atividades presenciais realizadas por estados e municípios, o aplicativo Meu SUS Digital — disponível para iOS, Android e no site oficial — será uma importante ferramenta para o acompanhamento da campanha. O acesso é feito com a conta Gov.br, permitindo que os usuários consultem a caderneta digital de vacinação da criança e outras informações de saúde.
Segundo a coordenadora estadual de imunização, Bárbara Pinheiro, manter o esquema vacinal em dia é fundamental para prevenir doenças e garantir proteção coletiva.
“Durante todo o mês de outubro, diversos imunizantes estarão disponíveis, principalmente para menores de 15 anos. O Dia D está marcado para 18 de outubro, mas até o dia 31 a população pode procurar os postos de vacinação. Baixem o aplicativo Meu SUS Digital para acompanhar todas as informações relacionadas às vacinas”, reforçou.
O estado recebeu uma ampla remessa de vacinas para contemplar a campanha, incluindo:
-
Meningocócica ACWY: 20 mil doses;
-
Difteria, Tétano e Coqueluche (DTP): 20 mil doses;
-
Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola): 43 mil doses;
-
Hepatite B: 30 mil doses;
-
Febre Amarela: 50 mil doses;
Além desses, outros imunizantes estarão disponíveis conforme o histórico vacinal de cada pessoa.
Pontos de vacinação em Teresina:
-
UBSs (Unidades Básicas de Saúde): segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde;
-
Teresina Shopping: segunda a sexta, das 13h às 18h; sábados, das 10h às 20h.
A campanha é uma oportunidade essencial para garantir que nenhuma criança ou adolescente fique sem proteção. Vacinar é um ato de amor, responsabilidade e cuidado com a saúde de todos.