-
Badespi assina contrato de R$ 8 milhões com a POLE Alimentos e participa da implantação do Impa Tech no Piauí
-
'Fazendo macumba': mãe denuncia preconceito contra filha em escola de Teresina
-
Controle emocional é essencial para bom desempenho no Enem, alerta professora de Psicologia
-
Piauí ultrapassa 1,5 milhão de Carteiras de Identidade Nacional emitidas e lidera ranking no Brasil
-
Canetas emagrecedoras reduzem risco de infarto e AVC em 20%, aponta estudo
Campanhas ‘Cadê o capacete?’ e ‘Pedal Seguro’ reforçam conscientização no trânsito em Teresina
Divulgação
Com o intuito de alertar motoristas e motociclistas sobre a importância do uso de equipamentos de segurança e reforçar a atenção no trânsito em relação aos ciclistas, a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) e do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (CPTran), iniciou, nesta quarta-feira (24), as campanhas “Cadê o capacete?” e “Pedal Seguro — Respeite o ciclista!”.
O lançamento ocorreu na Avenida Poty Velho, zona Norte de Teresina, onde foram distribuídos adesivos educativos, materiais informativos e oferecidas orientações sobre condução responsável.
De acordo com Fernando Aragão, diretor de Operações de Trânsito da SSP, o estado registrou, em 2024, 820 óbitos de motociclistas e 60 de ciclistas em acidentes de trânsito. Diante disso, surgiu a necessidade de promover uma iniciativa que estabelecesse um contato mais direto com os condutores, visando à redução desses índices.
“Lançamos as campanhas que têm como objetivo distribuir adesivos refletivos para chamar a atenção ao uso do capacete e garantir maior visibilidade às bicicletas e motocicletas, que muitas vezes não são percebidas por outros motoristas. Nossa meta é preservar vidas, pois cada adesivo, cada capacete e cada atitude responsável no trânsito podem fazer a diferença”, destacou Aragão.
A próxima etapa da ação será realizada no município de Picos, no sul do estado, nesta quinta-feira (25), data em que se celebra o Dia Nacional do Trânsito. A equipe da DOT realizará uma blitz educativa a partir das 17h, na Praça Josino Ferreira, no bairro São Sebastião. No dia 1º de outubro, a iniciativa seguirá para o litoral piauiense, nas cidades de Parnaíba e Luís Correia.

As campanhas “Cadê o capacete?” e “Pedal Seguro — Respeite o ciclista!” são realizadas em parceria com os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e com o Programa Vida no Trânsito.