Cidade

Cetea realiza mais de 2,6 mil atendimentos em menos de dois meses em Teresina

Di vulgação

O Centro Especializado de Atendimentos às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do Piauí já contabiliza mais de 2,6 mil atendimentos desde a sua inauguração, em julho deste ano. Somente no mês de agosto foram realizados 1.673 atendimentos.

Localizado na Avenida Higino Cunha, ao lado da antiga Maternidade Dona Evangelina Rosa, na zona Sul de Teresina, o espaço foi criado pelo Governo do Estado com o objetivo de oferecer assistência especializada a pessoas com TEA de todas as idades.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por mais de 50 profissionais, entre eles neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas e assistentes sociais. O centro também dispõe de brinquedoteca e sala de estímulo multissensorial, integrando ações do Pacto pelas Crianças do Piauí.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante encaminhamento regulado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A triagem deve ser solicitada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a gestão, entre os serviços mais procurados em agosto estão Psicologia (364 atendimentos), Serviço Social (301) e Enfermagem (235). Em julho, o Cetea já havia registrado 1.006 atendimentos.

Atualmente, a unidade funciona com cerca de 80% da capacidade e aguarda a chegada de novos equipamentos para operar em sua totalidade.