-
Peste negra: norte-americano testa positivo para doença
-
INSS suspende contratos com a Crefisa após denúncias de irregularidades em pagamentos
-
Estudantes piauienses vivem imersão em programação, robótica e cultura durante intercâmbio em Portugal
-
Teresina confirma 2.932 casos de dengue em 2025 e reforça ações de prevenção
-
Governo do Piauí divulga resultado preliminar do concurso da Sefaz

Divulgação
Nos primeiros cinco meses de 2025, o Corpo de Bombeiros do Piauí já atendeu 312 ocorrências de incêndios urbanos somente em Teresina, englobando casos veiculares, elétricos e residenciais. Do total, 84 episódios foram em residências, número superior aos 68 registrados no mesmo período de 2024, revelando um crescimento preocupante.
De acordo com a Tenente-Coronel Najra Nunes, relações públicas da corporação, muitos acidentes estão relacionados ao uso inadequado de benjamins (os populares “Ts”) e extensões elétricas, que representam grande risco à segurança das famílias.
“Você deve diminuir todas as possibilidades que possam gerar acidentes envolvendo incêndio. Procure redistribuir os eletrodomésticos dentro de casa, não faça gambiarras, porque essas gambiarras costumam superaquecer. Já com o calor do eletrodoméstico e o calor do ambiente, tudo se transforma em um cenário propício”, alertou a oficial.
A utilização de benjamins não é proibida no Brasil, mas o cuidado precisa ser redobrado. O excesso de aparelhos ligados em um único ponto de energia pode causar curto-circuitos, choques, queima de equipamentos e até incêndios fatais.
“Os Ts sobrecarregam a rede. Cada aparelho deve ter seu ponto de energia. Quando se conecta três equipamentos em um mesmo ponto, o risco de curto é alto, podendo gerar incêndios”, explicou Najra Nunes.
A oficial também reforçou os cuidados necessários com extensões: evitar pisar sobre cabos ou danificá-los, pois esses pequenos descuidos aumentam o risco de acidentes.
Além dos incêndios em áreas residenciais, a Tenente-Coronel destacou a necessidade de conscientização da população contra as queimadas.
“Pedimos que a população ajude a acabar com essa prática, denunciando pessoas que colocam fogo em terrenos, residências ou matas”, enfatizou.
📞 Canais de denúncia e emergência:
-
190 – Polícia Ambiental
-
(86) 9464-1242 – Gerência de Fiscalização da SEMARH Piauí
-
0800 086 0190 (WhatsApp) – Plataforma B.O Fácil
-
193 – Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
👉 A prevenção continua sendo a forma mais eficaz de proteger vidas e evitar tragédias.