-
Prefeito de Parnaíba chega ao velório do vice-prefeito Darllan Barros e decreta luto oficial de sete dias
-
Médica Tayná Maria Gonçalves Varão Silva morre aos 34 anos em Teresina e causa comoção
-
Lula deve sancionar projeto que amplia isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
-
Leôndidas propõe ampliar aulas de História e incluir Filosofia na rede municipal
-
Badespi assina contrato de R$ 8 milhões com a POLE Alimentos e participa da implantação do Impa Tech no Piauí
Defesa Civil fiscaliza sistemas de abastecimento movidos a energia solar em Floriano e Picos
Divulgação
A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí realizou, nessa quarta-feira (5), a fiscalização de dois sistemas simplificados de abastecimento de água movidos a energia solar, nos municípios de Floriano e Picos. As obras foram executadas por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA) e escolhidas diretamente por associações comunitárias das regiões beneficiadas.
Os sistemas são compostos por perfuração de poço tubular, instalação de chafariz, reservatório elevado e gerador de energia solar destinado ao bombeamento da água. A tecnologia garante autonomia ao funcionamento, sem depender da rede elétrica convencional, reduzindo custos e assegurando abastecimento contínuo.
De acordo com George Henrique, engenheiro da Defesa Civil, a iniciativa representa um avanço importante para comunidades rurais. “Serão obras autônomas, sem necessidade da energia elétrica da concessionária. O sistema funciona 24 horas, utilizando placas solares durante o dia e baterias à noite. Na maioria dos casos, os poços precisam funcionar apenas entre quatro e cinco horas diárias para encher o reservatório”, explicou.
Além de garantir o acesso à água potável, os novos sistemas fortalecem a produção de pequenos agricultores, melhoram a qualidade de vida das famílias e reforçam ações de convivência com a seca no semiárido piauiense.
A Defesa Civil segue acompanhando a implantação dos equipamentos e prestando suporte técnico às comunidades beneficiadas.