-
PI-381: Rafael Fonteles inaugura pavimentação e afirma que rodovias marcam sua gestão
-
Exportações superam importações e Piauí fecha 2025 com superávit de US$ 883,4 milhões
-
Rodrigo Torres assume Seduc em 2026 e promete manter avanços na educação do Piauí
-
PM envia mais de 200 policiais para reforçar segurança no litoral do Piauí no Réveillon
-
Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial
Deputado propõe instalação de câmeras de segurança em atendimentos a pessoas com deficiência no Piauí
Divulgação
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) analisou, nesta terça-feira (25), um projeto de lei que obriga a instalação de câmeras de monitoramento em locais que atendem pessoas com deficiência. A proposta, de autoria do deputado Franzé Silva (PT), recebeu parecer favorável do relator, deputado Evaldo Gomes (Solidariedade).
Com a aprovação inicial, o texto seguirá para a Comissão de Saúde, Educação e Cultura, onde será debatido com os parlamentares. Segundo o relator, a medida tem o objetivo de assegurar mais transparência e segurança durante o atendimento a esse público. A expectativa é que o projeto avance nas próximas etapas.
O texto também estabelece que o monitoramento não será obrigatório caso o paciente ou responsável não autorize a gravação. Dessa forma, o direito à privacidade será preservado para aqueles que optarem por não ser filmados durante o atendimento.
Se aprovado em todas as comissões, o projeto será levado ao plenário da Alepi para votação final. Caso entre em vigor, os estabelecimentos que atendem pessoas com deficiência deverão se adequar à nova regra, garantindo a instalação de câmeras nos espaços destinados a esse público.