-
Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial
-
Decreto oficializa novo salário mínimo de R$ 1.621 a partir de 2026
-
Matrículas da rede estadual seguem abertas até 15 de janeiro no Piauí
-
Rafael Fonteles antecipa salário de dezembro e servidores recebem na véspera de Natal
-
TF autoriza prisão domiciliar a Augusto Heleno por motivos de saúde
Divulgação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (25), o reajuste tarifário anual de 2025 da Equatorial Piauí. Com a medida, a conta de luz dos consumidores residenciais e de grande parte dos estabelecimentos comerciais terá aumento médio de 13%. Os novos valores passam a valer a partir de 2 de dezembro de 2025.
Percentual de aumento por categoria
-
Consumidores residenciais (B1): + 13,28%
-
Média geral:
-
Baixa tensão: 13,61%
-
Alta tensão: 13,42%
-
Efeito médio geral: 13,57%
-
A ANEEL explicou que o reajuste foi impactado por fatores como custos de compra e transmissão de energia, despesas próprias da distribuidora, encargos setoriais e ajustes financeiros decorrentes de processos tarifários anteriores.
O aumento integra o Reajuste Tarifário Anual (RTA), procedimento aplicado todo ano em que não ocorre a Revisão Tarifária Periódica.
“Nesse procedimento, são corrigidos os valores ligados à remuneração da distribuidora, com base na inflação e no Fator X, além do repasse de custos obrigatórios ao consumidor”, esclareceu a agência.
A ANEEL também destacou que o RTA é diferente da Revisão Tarifária Periódica (RTP), realizada a cada quatro ou cinco anos, na qual são redefinidos o custo eficiente de distribuição e as metas de qualidade da prestação do serviço.