-
Em Portugal, Piauí conquista espaço e destaque na maior feira mundial de produtos brasileiros
-
Como será a plataforma 150x maior que o PIX que a Receita Federal prepara
-
Vereador é flagrado com homem casado em motel
-
Pit bull se volta contra família e mata bebê de apenas 1 ano, enquanto dormia, no litoral paulista
-
Estudantes da rede estadual iniciam imersão tecnológica e cultural na Coreia do Sul
Governo do Estado realiza Dia D da Cidadania Digital e entrega selo de município 100% Digital

Divulgação
O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), realiza, nesta terça-feira (16), às 11h30, a solenidade do Dia D da Cidadania Digital, que marca um feito inédito para o país: o município de Novo Santo Antônio se tornou o primeiro do Brasil a alcançar 100% da população documentada com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A solenidade vai ocorrer no Espaço da Cidadania Digital (Rua Clodoaldo Freitas, 729, Centro/Norte), em Teresina.
Durante o evento, será feita a entrega do selo “Município 100% Digital” a Novo Santo Antônio, além da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Governo do Estado e 12 municípios piauienses, que assumem o compromisso de atingir a totalidade da população documentada com a CIN até janeiro de 2026. Também será assinado o Decreto Estadual que determina a obrigatoriedade da emissão da nova CIN para servidores em comissão, contratos temporários, terceirizados, ativos, inativos e pensionistas.
Para o superintendente de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, o momento simboliza a consolidação do Piauí como referência nacional em inovação e inclusão social. “Mais do que entregar documentos, estamos garantindo direitos e fortalecendo a cidadania. O Piauí mostra, mais uma vez, que está na vanguarda da modernização do serviço público, oferecendo à população mais segurança, praticidade e inclusão”, destacou.
O Dia D da Cidadania Digital busca não apenas celebrar essa conquista, mas também sensibilizar a população sobre a importância da documentação civil para o exercício pleno da cidadania e incentivar que outros municípios sigam o mesmo caminho.