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Governo do Piauí autoriza segunda etapa das obras do Metrô de Teresina, com investimento de quase R$ 600 milhões

Divulgação
O governador Rafael Fonteles e o presidente da Companhia Ferroviária de Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins, assinam nesta segunda-feira (06), às 11h, no Palácio de Karnak, a ordem de serviço que autoriza o início da segunda etapa das obras do Metrô de Teresina.
O projeto representa um investimento total de quase R$ 600 milhões e tem como objetivo modernizar e ampliar o sistema de transporte ferroviário da capital, garantindo mais conforto, segurança e eficiência na mobilidade urbana. Entre as principais ações estão a aquisição de novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), reformas estruturais em várias estações e a construção de novas paradas.
Primeira etapa em andamento
A primeira etapa, executada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), segue em ritmo avançado e tem previsão de conclusão para março de 2026. Com investimento de R$ 193 milhões, a obra contempla a substituição de trilhos e dormentes, reforma e construção das estações Itararé, Renascença, Frei Serafim e Alberto Silva, além do rebaixamento do cruzamento com a Avenida Higino Cunha.
Outras intervenções incluem a construção de muro de contenção, terraplanagem para duplicação da linha e o alargamento da passarela sobre o Rio Poti, melhorando o fluxo e a segurança de passageiros e ciclistas.
Segunda etapa sob responsabilidade da CFLP
A segunda etapa, que será conduzida pela CFLP, contará com R$ 237,9 milhões em recursos. As obras envolvem a duplicação da linha ferroviária, reforma das estações Matinha, Ilhotas, Boa Esperança e Parque Ideal, além da construção das novas estações Mafuá, Piçarra e São João.
O projeto também inclui a modernização do Centro de Controle de Operações e a reforma completa da oficina de manutenção, garantindo mais eficiência na operação do sistema.
Novos VLTs e operação modernizada
Além das duas etapas estruturais, o Governo do Piauí investirá R$ 99 milhões na aquisição de três novos VLTs, que se somarão aos três já existentes. A previsão é que os novos veículos entrem em operação no segundo semestre de 2026.
O financiamento do projeto é realizado por meio da Caixa Econômica Federal, dentro do Programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades.
Tarifa zero: Teresina é referência nacional
Desde janeiro de 2025, Teresina se tornou a única capital do Brasil com tarifa zero no transporte ferroviário. O serviço gratuito, operado pelo Governo do Estado, funciona das 7h às 19h, conectando atualmente a zona sudeste ao centro da cidade.
Com cerca de 7 mil usuários diários, o Metrô de Teresina oferece uma alternativa sustentável, moderna e acessível, consolidando-se como um marco na mobilidade urbana e social da capital piauiense.