-
Diretor-geral do DER-PI é eleito coordenador da Câmara Temática de Infraestrutura do Consórcio Nordeste
-
Detran alerta para golpe em falsos anúncios da CNH Social
-
Rafael Fonteles sanciona lei que fortalece combate a fraudes virtuais e crimes cibernéticos no Piauí
-
De 10 a 12 de novembro, Piauí irá protagonizar as pautas do carbono neutro e transição energética na COP30
-
Dois irmãos morrem em grave acidente na PI-112, entre Teresina e União
Governo do Piauí e Ministério da Saúde elaboram estratégias para atendimento aos afetados pelas chuvas em Picos
Divulgação
Equipes da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), do Ministério da Saúde, da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e da Defesa Civil se reuniram, nesta quarta-feira (15), no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (Cievs-PI), para planejar estratégias de atendimento às vítimas das chuvas em Picos. A reunião integra o plano de contingência voltado para auxiliar o município, fortemente impactado pelas precipitações intensas.
Durante o encontro, foi avaliada a situação de Picos e de outros municípios do estado também afetados pelas tempestades. Uma equipe do Ministério da Saúde segue para Picos, ainda nesta quarta-feira, onde se integrará aos demais grupos de trabalho, incluindo representantes da Sesapi, que estão na cidade desde terça-feira (14). Esses profissionais, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, vêm monitorando as condições da população atingida.
O plano tem como principal objetivo garantir assistência às vítimas, abrangendo ações como atendimento médico, fornecimento de água potável, vacinação, instalação de abrigos e prevenção de doenças. “Esta resposta é fruto de um esforço conjunto para minimizar os impactos das chuvas na região, garantindo a segurança e o bem-estar da população local. Hoje, apresentamos nossas demandas às equipes do ministério, que estão nos auxiliando neste momento”, destacou Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi.
José Lucas, técnico do Departamento de Saúde Pública do Ministério da Saúde, explicou as ações previstas pela pasta durante a calamidade. “Ao sermos acionados pela Sesapi, mobilizamos a equipe para definir estratégias, incluindo aportes financeiros, envio de kits de medicamentos e, se necessário, o envio de mais equipes para lidar com esta situação de emergência causada pelas chuvas intensas.”
A Sesapi também mobilizará o Novo Hospital Regional de Picos para dar suporte ao Hospital Justino Luz, atendendo à demanda por cirurgias de urgência. Outras medidas incluem a ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde, realização de atendimentos domiciliares e ações de promoção à saúde.
“O plano de contingência para inundações da Sesapi prevê ações relacionadas ao abastecimento de água e saneamento, garantindo a distribuição de água potável e hipoclorito de sódio, além de fornecer alimentação e assegurar a segurança dos desabrigados”, ressaltou Leila Santos.