Cidade

Hospital Infantil Lucídio Portella realiza mais uma edição do Novembrinho Azul

Divulgação

No Piauí, está sendo realizada mais uma edição do Novembrinho Azul, projeto pioneiro do Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) que, desde 2017, transforma o cuidado precoce em um gesto de amor e responsabilidade com o futuro. Durante todo este mês, as equipes realizam pequenas ações até o dia 28, quando terá uma programação especial voltada à prevenção e diagnóstico precoce de doenças urológicas em crianças e adolescentes.

A partir das 8h, o ambulatório do hospital se transforma em um grande espaço de promoção da saúde, com atendimentos realizados por urologistas, nefrologistas, cirurgiões pediátricos e pediatras, além de vacinação contra o HPV, atividades educativa, recreativas e acolhimento familiar conduzido por uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.

“O cuidado com a saúde masculina precisa começar ainda na infância. Problemas que passam despercebidos podem ser evitados com simples consultas e triagens especializadas”, explica o médico Djalma Ribeiro Costa, urologista e idealizador do projeto.

O Novembrinho Azul nasceu no Piauí e conquistou reconhecimento nacional em 2023, por meio da lei nº 14.694, instituindo o programa como política pública voltada à proteção e promoção da saúde de meninos de até 15 anos. Entre as ações previstas estão a distribuição de materiais educativos sobre o autocuidado e o incentivo à vacinação contra o HPV; medidas que o Hospital Infantil já vinha promovendo muito antes da regulamentação nacional.

Para o médico pediatra, Carlos Henrique, coordenador da campanha nesta edição, as atividades preventivas como o Novembrinho Azul devem ser uma prioridade na implementação das políticas públicas de saúde. “Problemas de saúde que dificilmente são percebidos no início podem ser detectados por meio de atendimento precoce e triagem especializada. O resultado é a chance de mudar histórias e garantir mais qualidade de vida”, afirma o profissional.
Durante o mês, os meninos e seus familiares também participam de rodas de conversa, teatro educativo, música, brincadeiras e momentos de acolhimento. “Uma forma leve e lúdica de transformar o aprendizado sobre saúde em experiência afetiva e memorável”, declara a assistente social, Nayara Leite.

Em suas sete edições anteriores, o projeto já beneficiou centenas de meninos piauienses, promovendo o diagnóstico precoce, orientações de autocuidado e o fortalecimento dos laços entre famílias e o sistema público de saúde. “Nós do Hospital Infantil Lucídio Portella temos orgulho de ser referência e pioneiro nesta causa. Cuidar dos meninos de hoje é garantir adultos mais saudáveis amanhã”, reforça a diretora geral do Hilp, Leiva Moura.

“Mais do que uma campanha, o Novembrinho Azul é uma lição de empatia e responsabilidade social. Ao despertar nos meninos o valor do cuidado e da prevenção, o HILP ajuda a construir uma geração que cresce sabendo que saúde também é coisa de menino e que o futuro começa agora”, afirma a gestora.