Notícias

INSS suspende contratos com a Crefisa após denúncias de irregularidades em pagamentos

Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu, de forma preventiva, os contratos com a operadora financeira Crefisa, responsável pelo pagamento de 1,7 milhão de aposentados e pensionistas. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial da União e assinada pelo presidente do instituto, Gilberto Waller.

De acordo com o INSS, a medida foi adotada após a identificação de seis irregularidades na prestação de serviços, como atrasos e recusas de pagamento, coação para abertura de contas e venda casada de produtos. Também foram registradas queixas sobre falta de estrutura nas agências, portabilidades indevidas, ausência de triagem e informações insuficientes aos beneficiários.

A Crefisa havia vencido, no ano passado, 25 dos 26 lotes do leilão da folha de pagamento da autarquia, movimentando cerca de R$ 25 milhões entre janeiro e agosto deste ano. Com a suspensão, apenas novos beneficiários são afetados. Aposentados e pensionistas que já recebem seus pagamentos pela empresa continuarão a ser atendidos.

O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, afirmou que a decisão foi tomada “pelo conjunto da obra” e destacou que se trata de uma medida preventiva e temporária. Em maio, a Globonews mostrou relatos de falhas no atendimento da Crefisa, que já haviam sido denunciadas pela OAB-SP. Até a última atualização desta reportagem, a empresa não havia se manifestado.