-
Diretor-geral do DER-PI é eleito coordenador da Câmara Temática de Infraestrutura do Consórcio Nordeste
-
Detran alerta para golpe em falsos anúncios da CNH Social
-
Rafael Fonteles sanciona lei que fortalece combate a fraudes virtuais e crimes cibernéticos no Piauí
-
De 10 a 12 de novembro, Piauí irá protagonizar as pautas do carbono neutro e transição energética na COP30
-
Dois irmãos morrem em grave acidente na PI-112, entre Teresina e União
Divulgação
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) divulgou, nesta terça-feira (28), o balanço da Operação Aulas Seguras. Ao todo, foram quase 25 mil produtos fiscalizados em estabelecimentos comerciais de Teresina e também do interior do estado.
De acordo com o diretor geral do Imepi, Júnior Macedo, 30% dos itens fiscalizados foram retirados de circulação por não estarem adequados às normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
“Mais de 30% desses produtos fiscalizados foram apreendidos, porque estavam em situação irregular. As empresas terão um tempo hábil para apresentar sua defesa, mas aqueles materiais irregulares serão totalmente descartados, pois são considerados impróprios para o uso da nossa população”, ressaltou.
Entre os itens apreendidos, destacam-se: caneta esferográfica, lancheira, pasta plástica, agenda, entre outros materiais escolares em alta neste período do ano.
A multa pode chegar a até R$ 1,5 milhão, a depender do porte da empresa, grau da infração e reincidência. Caso o consumidor desconfie de alguma situação, o IMEPI disponibiliza um telefone para denúncias, dúvidas e sugestões, através do WhatsApp: (86) 99456-1921.