-
Diretor-geral do DER-PI é eleito coordenador da Câmara Temática de Infraestrutura do Consórcio Nordeste
-
Detran alerta para golpe em falsos anúncios da CNH Social
-
Rafael Fonteles sanciona lei que fortalece combate a fraudes virtuais e crimes cibernéticos no Piauí
-
De 10 a 12 de novembro, Piauí irá protagonizar as pautas do carbono neutro e transição energética na COP30
-
Dois irmãos morrem em grave acidente na PI-112, entre Teresina e União
Divulgação
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, se reuniu neste sábado (7) com Mubarak Al Kuwari, diretor executivo do Comitê Permanente para Organização de Conferências do Catar. O encontro discutiu a Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Social da ONU, que ocorrerá de 4 a 6 de novembro de 2025, em Doha, e incluiu a proposta de realizar, no mesmo período, a primeira Cúpula da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Wellington Dias destacou que a Aliança Global visa reforçar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incentivando políticas públicas de combate à fome e promovendo parcerias internacionais. “A Aliança permite que países desenvolvidos colaborem com os mais pobres, tanto com conhecimento quanto com recursos financeiros”, afirmou. Ele também mencionou que a cúpula será um marco importante para reunir lideranças globais em torno do tema.
O diretor executivo Mubarak Al Kuwari elogiou a iniciativa brasileira e reforçou o interesse do Catar em colaborar. Segundo ele, o país tem experiência em sediar grandes eventos e promover ações de impacto global. “Queremos trabalhar junto com o Brasil, especialmente no combate à fome e à pobreza. Vamos realizar essa cúpula aqui em Doha, somando esforços com a Aliança Global”, disse.
A Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Social da ONU tem como base o relatório Our Common Agenda, que propõe atualizar os compromissos da Declaração de Copenhague de 1995. O Brasil lidera iniciativas nessa área, como demonstrado em sua presidência do G20, que priorizou ações para enfrentar a fome, a pobreza e a desigualdade, resultando na criação da Aliança Global.