Cidade

Nova cepa da covid-19 provoca surto em Teresina, mas casos graves caem 74% em 2025

Divulgação

Mesmo cinco anos após o período mais crítico da pandemia, Teresina volta a registrar um surto de casos de covid-19 em 2025. Apesar da redução significativa em relação ao ano passado, as unidades de saúde da capital têm identificado um leve aumento nos diagnósticos a partir de sintomas gripais como febre, dores no corpo e dor de cabeça.

Diferente de 2020, o cenário atual já era esperado pelas autoridades de saúde. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) havia sido alertada pela Fiocruz e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a circulação de uma nova cepa do coronavírus, ainda desconhecida pela população e contra a qual não existem anticorpos naturais.

Segundo a médica Amparo Salmito, gerente de Epidemiologia da FMS, a variante foi detectada inicialmente em estados como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. “É uma cepa diferente e não tínhamos contato com ela. Não tem alta transmissibilidade, não aumentou hospitalizações e nem causou óbitos. Isso já era esperado, já que o vírus sofre mutações com o tempo. Os sintomas permanecem os mesmos”, explicou.

Sintomas

A nova cepa apresenta o mesmo quadro das variantes anteriores: cansaço, dores no corpo e de cabeça, mal-estar, fadiga, fraqueza e leve desconforto nos olhos. Até o momento, não há registro de sintomas graves relacionados a essa mutação.

Importância da vacinação

Mesmo com a vacina disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, ainda existe uma parcela da população que não se imunizou — seja por escolha ou por receio. De acordo com a FMS, a vacinação tem sido fundamental para evitar que o número de casos seja ainda maior.

Entre 1º de janeiro e 13 de agosto de 2025, Teresina confirmou 547 casos positivos de covid-19 por meio de testes de antígeno. No mesmo período do ano passado, foram 2.110 casos, o que representa uma redução de 74%.

Em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram contabilizados 529 casos hospitalizados em 2025, sendo 51 provocados pela covid-19. No mesmo período de 2024, houve 605 casos de SRAG, com 92 de covid-19. Assim, a capital registrou uma queda de 44% nos casos graves em comparação ao ano anterior.

Onde se vacinar

A vacina contra a covid-19 segue disponível em todas as UBSs de Teresina, sem necessidade de agendamento. É necessário apresentar o cartão de vacinação para atualização do esquema vacinal. Caso o documento físico não esteja disponível, o histórico pode ser acessado pelo aplicativo Meu SUS, utilizando o login Gov.br.