-
Idepi asfalta ruas e amplia infraestrutura urbana em Santo Antônio de Lisboa
-
Trabalhadores começam a receber nesta quinta-feira valores esquecidos do fundo PIS/Pasep
-
Carro colide com estrutura metálica montada para aniversário da PM na Avenida Marechal Castelo Branco
-
Sejus e OAB chegam a entendimento e suspendem restrição a advogado em presídios do Piauí
-
Governo do Piauí inaugura restaurante popular na zona sul com almoço a R$ 1; Rafael Fonteles destaca segurança alimentar
Divulgação
A Prefeitura de Teresina sancionou uma nova lei que obriga todos os postos de combustíveis da capital a manterem calibradores de pneus em perfeito funcionamento, reforçando a fiscalização e ampliando as formas de denúncia por parte da população. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município da última quarta-feira (19) e passa a valer em 45 dias, após sanção do prefeito Silvio Mendes.
A atualização altera pontos da Lei Municipal nº 4.219/2012 e assegura que qualquer cidadão poderá denunciar estabelecimentos que descumprirem a norma. Segundo o texto, a fiscalização será intensificada e as penalidades ficaram mais rígidas.
De acordo com a nova regulamentação, caso o estabelecimento seja flagrado com o equipamento inoperante, receberá inicialmente uma advertência e terá um prazo de 30 dias para regularizar a situação. Persistindo a irregularidade, será aplicada multa de R$ 500, valor que dobra em caso de reincidência e pode chegar a até R$ 8 mil.
A legislação também define prazos para defesa e pagamento: após notificação, o responsável terá 10 dias para apresentar recurso. Caso a contestação seja negada, a multa deverá ser quitada em até 15 dias.
Os recursos arrecadados com as penalidades serão destinados prioritariamente a programas e ações sociais voltados a pessoas com deficiência, podendo ser realocados para outras políticas públicas mediante justificativa adequada.