-
PM envia mais de 200 policiais para reforçar segurança no litoral do Piauí no Réveillon
-
Governo do Piauí amplia combate ao crime com videomonitoramento por inteligência artificial
-
Decreto oficializa novo salário mínimo de R$ 1.621 a partir de 2026
-
Matrículas da rede estadual seguem abertas até 15 de janeiro no Piauí
-
Rafael Fonteles antecipa salário de dezembro e servidores recebem na véspera de Natal
Divulgação
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) realizou, nesta semana, a Operação Abastecimento Seguro, nos municípios de Teresina e Altos.
A ação teve o objetivo de combater fraudes eletrônicas em postos de combustíveis. Ao todo, foram identificadas três placas adulteradas dentro das bombas de combustível. Entre elas, duas na zona Sul de Teresina, além de uma apreendida na BR 343, em Altos, nessa quinta-feira (18).

Através da fraude eletrônica na placa da bomba de combustível, o consumidor pagava um valor e recebia menos litros do que o indicado no painel.
A Operação Abastecimento Seguro foi realizada de forma simultânea em todos os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em cooperação com forças policiais e órgãos de proteção ao consumidor em cada Estado. As placas apreendidas serão encaminhadas para perícia em um laboratório de São Paulo.
De acordo com o diretor geral do Imepi, Júnior Macedo, a iniciativa protege o cidadão, assegura a confiabilidade das medições e fortalece a lealdade competitiva no setor de combustíveis.
“Além da fraude eletrônica, nós também encontramos diversas outras irregularidades nos postos de combustíveis. Por exemplo, medida baixa contra o consumidor, tentativas de manipulação em fios soltos, entre outros motivos que também são levados em consideração na hora da autuação”, explicou.
Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia para o aplicativo Fala Consumidor, disponível nas versões IOS e Android, além do canal de WhatsApp da ouvidoria do Imepi, pelo telefone (86) 9456-1921.