-
Diretor-geral do DER-PI é eleito coordenador da Câmara Temática de Infraestrutura do Consórcio Nordeste
-
Detran alerta para golpe em falsos anúncios da CNH Social
-
Rafael Fonteles sanciona lei que fortalece combate a fraudes virtuais e crimes cibernéticos no Piauí
-
De 10 a 12 de novembro, Piauí irá protagonizar as pautas do carbono neutro e transição energética na COP30
-
Dois irmãos morrem em grave acidente na PI-112, entre Teresina e União
Divulgação
O prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos, anunciou o cancelamento da tradicional festa de Zé Pereira e do Carnaval da cidade devido aos graves danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (17), após o decreto de Estado de Calamidade Pública ser acolhido pelo governo do Piauí.
A cidade está enfrentando alagamentos, desabamentos e a situação de vulnerabilidade social, com muitas famílias desabrigadas. Além disso, foram registrados dois óbitos em consequência das chuvas. Diante do cenário crítico, o prefeito declarou que a prioridade da gestão é prestar assistência à população afetada.
Prioridade no atendimento à população
“Minha prioridade como gestor é garantir toda a assistência necessária às famílias afetadas. Neste momento, nossa energia e recursos estão sendo destinados ao acolhimento, alimentação e suporte aos que mais precisam”, afirmou Dr. Pablo Santos.
Estado de Calamidade Pública
O governador em exercício, Themístocles Filho, assinou o decreto de calamidade pública, que foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí. O decreto tem validade de 90 dias e classifica os danos como Nível III de desastres, conforme o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR).
De acordo com a Defesa Civil, mais de 27 mil pessoas foram diretamente e indiretamente afetadas pelas chuvas. A medida permitirá que o estado solicite auxílio de recursos federais para conter os danos e ajudar na recuperação do município.