-
OPA transforma bairros e fortalece participação popular no Piauí
-
Timon corre risco de colapso sanitário após troca controversa da empresa de limpeza urbana
-
Morre Isabel Eulálio, avó do presidente da Alepi, Severo Eulálio e da primeira-dama Isabel Fonteles
-
Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado
-
Feriado de Finados: veja o que abre e o que fecha neste domingo (2) em Teresina
Divulgação
A Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Teresina (PI) a Timon (MA), será interditada a partir das 20h desta sexta-feira (10) e permanecerá fechada durante todo o sábado (11) e domingo (12). A liberação do tráfego está prevista para as 6h da segunda-feira (13).
De acordo com a Prefeitura de Timon, o bloqueio é necessário para a realização dos últimos ajustes do tabuleiro rodoviário, etapa final da obra conduzida pela Ferrovia Transnordestina Logística (FTL). Durante o período de interdição, os condutores devem evitar o trajeto, e agentes de trânsito dos dois municípios estarão mobilizados para orientar o fluxo nas rotas alternativas.
A ponte havia sido reaberta para carros e motos na última segunda-feira (6), após um mês de interdição para obras de manutenção. O local passou por reparos estruturais recomendados pelo Conselho Regional de Arquitetura, que identificou a necessidade de intervenções para garantir a segurança da estrutura.
Segundo a FTL, ainda serão realizadas mais duas etapas de obras voltadas ao reforço das fundações da ponte. Essas intervenções, no entanto, não devem afetar o tráfego. A fase final está prevista para 2026 e inclui a pintura completa da estrutura metálica.
Durante o período em que a ponte ficou totalmente bloqueada, motoristas e moradores que cruzam diariamente entre Teresina e Timon enfrentaram congestionamentos e desvios longos, o que aumentou o tempo de deslocamento para o trabalho, estudos e compras.
Com a nova interdição temporária, a expectativa é que o trânsito volte à normalidade após a conclusão dos ajustes. Na semana passada, o Governo do Piauí e a Prefeitura de Timon voltaram a discutir o projeto de construção de uma quarta ponte entre os dois municípios, o que deve reduzir a dependência da Ponte Metálica e melhorar a mobilidade na região.