-
Ministro da Saúde alerta para riscos de bebidas adulteradas com metanol e reforça orientações à população
-
Piauí registra queda de 51% na taxa de roubos de celulares em três anos
-
Presidente Lula enfrenta pane em avião da FAB em solo no Pará antes de viagem à Ilha de Marajó
-
23ª Parada da Diversidade de Teresina acontece nesta sexta (03) na Praça Pedro I
-
Hemopi amplia atendimento aos sábados nos hemocentros regionais de Parnaíba, Picos e Floriano

(Foto: Ascom FMS)
Neste domingo (5), a partir das 6h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Teresina realizará a segunda edição do passeio ciclístico organizado pela instituição e o ponto de concentração foi alterado: agora será em frente ao setor de Moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com um percurso total de 8 km. A iniciativa tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes de trânsito.
Para incentivar a participação, o evento oferecerá aluguel de bicicletas no local e realizará sorteios de brindes entre os ciclistas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/Kc8ffhTrx1q7jpKP9.
Segundo a diretora geral do Samu, Adélia Oliveira, o passeio representa mais do que uma atividade recreativa, é um trajeto simbólico que reforça a importância da convivência harmoniosa no trânsito e da valorização da vida. “É uma ação educativa que busca integrar a comunidade e promover o respeito mútuo entre condutores, ciclistas e pedestres. A bicicleta é um meio de transporte sustentável e seguro, mas que exige atenção e responsabilidade no trânsito”, destaca.
A enfermeira Isabel Cavalcante, uma das idealizadoras do evento, ressalta que o uso da bicicleta traz inúmeros benefícios à saúde física e mental, mas também demanda cuidados específicos. “Por serem mais expostos aos riscos nas vias, os ciclistas exigem atenção especial. Campanhas educativas são essenciais para promover segurança. É importante seguir as normas de trânsito, dar preferência às ciclofaixas, manter-se à direita ao pedalar e utilizar itens de proteção como capacete e materiais refletivos, além de manter-se sempre alerta.”