Notícias

Teresina confirma 2.932 casos de dengue em 2025 e reforça ações de prevenção

Divulgação

Sintomas como febre alta, dores de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, manchas vermelhas na pele, náuseas e, em casos mais graves, sangramentos, são sinais de alerta para um possível quadro de dengue. A recomendação das autoridades de saúde é que, diante desses sintomas, a população procure atendimento médico imediato.

De 1º de janeiro a 31 de julho de 2025, Teresina registrou 2.932 casos confirmados de dengue e um óbito, o que representa uma média de quase 14 casos por dia. Apesar do número expressivo, houve uma queda de 38% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram confirmados 4.729 casos (22 por dia) e três mortes pela doença.

Ações de combate ao Aedes aegypti

Desde o início do ano, equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) têm intensificado ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entre as iniciativas estão:

  • visitas domiciliares de agentes de combate a endemias;

  • campanhas educativas junto à população;

  • recolhimento de pneus em borracharias;

  • monitoramento em pontos estratégicos.

Uma nova estratégia, em parceria com o Ministério da Saúde, também vem sendo utilizada: as ovitrampas, armadilhas que simulam o ambiente ideal para a postura dos ovos do mosquito. Elas são colocadas em casas selecionadas nas zonas Leste e Norte da capital, permanecem por sete dias e permitem identificar áreas críticas, reforçando as medidas de controle. O procedimento é repetido mensalmente.

O diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, destaca que a participação da população é essencial:

“Cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. É fundamental evitar o acúmulo de água parada em recipientes que possam se tornar criadouros. Contamos com a colaboração de todos para eliminar esses focos e prevenir novos casos. Essa é uma missão coletiva”, ressaltou.

Vacinação contra a dengue

Desde 15 de agosto, a vacinação contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em Teresina. O público pode se imunizar sem necessidade de agendamento.

A vacina está disponível em 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no posto de vacinação do Teresina Shopping.

  • UBS: segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde.

  • Teresina Shopping: segunda a sexta, das 13h às 18h, e sábados, das 10h às 20h.

Para a imunização, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência em Teresina e, se disponível, o cartão de vacina.