- 
								
								
								Homem é encontrado morto em área de mata em Barras, no Piauí
 - 
								
								
								Polícia Militar amplia campanha “Todos pelo trânsito: vida salvar” para o interior do Piauí
 - 
								
								
								Adolescente comprou revólver de R$ 7 mil em outro estado para matar pedreiro em Teresina
 - 
								
								
								Corpo de homem que estava desaparecido no Rio Parnaíba é encontrado em Parnaíba
 - 
								
								
								Homem morre durante tentativa de assalto
 
				Divulgação
A Polícia Federal do Maranhão cumpriu, na manhã desta terça-feira (19), 40 mandados de busca e apreensão em seis cidades maranhenses e em cinco endereços de Teresina, durante a Operação Lei do Retorno. A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar mais de R$ 50 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).
Segundo a PF, os mandados foram cumpridos nos municípios de Caxias, São Luís, São José de Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra e Joselândia, no Maranhão. Já em Teresina, os alvos eram pessoas investigadas que tinham residência na capital piauiense, mas ligação direta com os esquemas em Buriti Bravo e Caxias.
As investigações apontam que o grupo criminoso fraudava licitações municipais entre 2021 e 2025, manipulando processos para favorecer empresas específicas. Parte dos valores contratados com verbas do FUNDEB era posteriormente devolvida a servidores públicos envolvidos nas irregularidades.
De acordo com a Polícia Federal, o núcleo investigado atuava diretamente na manipulação de procedimentos licitatórios, no desvio de recursos públicos e na apropriação de verbas destinadas à educação básica, comprometendo a aplicação correta dos investimentos no setor.
Os investigados poderão responder por organização criminosa, corrupção, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.