Polícia

Piauí inaugura Central de Flagrantes exclusiva para mulheres vítimas de violência

Divulgação

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí inaugurou, na manhã desta segunda-feira (11), uma Central de Flagrantes dentro da Casa da Mulher Brasileira, em Teresina. O objetivo é ampliar e qualificar o atendimento a vítimas de violência doméstica e familiar, oferecendo suporte 24 horas por dia.

A partir de agora, todas as conduções, registros de boletins de ocorrência, expedições de medidas protetivas e demais procedimentos relacionados a casos de violência contra a mulher serão realizados diretamente na Casa da Mulher Brasileira, sem necessidade de deslocamento para outros órgãos.

Inaugurada em março de 2024, a unidade já realizou mais de 23 mil atendimentos e reúne, em um só espaço, serviços de Delegacia Especializada, Defensoria Pública, Poder Judiciário, alojamento provisório e apoio psicológico. A sede está localizada na Avenida Roraima, nº 2563, no bairro Aeroporto, zona Norte de Teresina.

A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas; do delegado-geral Luccy Keiko; da procuradora-geral de Justiça, Cláudia Seabra; da promotora Amparo Paz; da delegada Vilma Alves; e do núcleo de delegadas que atuam na Casa.

Atendimento mais humanizado
A delegada Bruna Verena, diretora de Proteção à Mulher e Grupos Vulneráveis, destacou que a centralização dos serviços na Casa oferece um atendimento mais humanizado e acolhedor.

“Ao invés de ir para a Central de Flagrantes, as mulheres vão ser atendidas aqui, onde há estrutura melhor e suporte psicossocial. É um espaço para que a mulher se sinta respeitada, encorajada a denunciar e confiante de que terá seu problema resolvido”, afirmou.

A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Andrea Bastos, reforçou que o novo serviço evita a chamada “revitimização”.
“A proposta é reunir, em um único espaço, os principais serviços especializados de atendimento à mulher, evitando que ela precise percorrer vários locais e reviver o trauma”, disse.

Patrulha Maria da Penha 24h
O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, anunciou que a Patrulha Maria da Penha também passará a funcionar em regime 24 horas, atuando de forma integrada com a Casa da Mulher Brasileira.

“Temos que acabar com essa chaga da violência contra a mulher, que ainda apresenta números alarmantes e vergonhosos. Esse é um trabalho de todos”, declarou.