-
Em entrevista, governador destaca queda de 70% no roubo de celulares em Teresina
-
“Missão cumprida”: Washington Bandeira se despede da Secretaria de Educação do Piauí
-
Governador Rafael Fonteles anuncia saída de Washington Bandeira da Secretaria de Educação
-
Prefeito de Teresina segue internado e aguarda definição sobre alta médica
-
Prefeito Silvio Mendes é internado de forma preventiva após quadro de virose
Divulgação
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) lançou, nesta terça-feira (18), o projeto “Justiça Eleitoral Memória Viva”, iniciativa que busca registrar, preservar e divulgar a trajetória da Justiça Eleitoral no estado. O trabalho é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
Na manhã de hoje, o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio, o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Martins, e a diretora da TV Assembleia, Nadja Rodrigues, visitaram o Memorial do TRE-PI, que abriga imagens e objetos históricos do processo eleitoral, incluindo as primeiras urnas e cédulas utilizadas nas eleições piauienses.
Fortalecimento da memória e da democracia
Durante a visita, Severo Eulálio destacou a relevância da parceria para fortalecer a democracia e aproximar a população da história eleitoral do estado.
“Através da TV Assembleia, vamos resgatar a memória, mostrando por tudo que o Piauí e o Brasil passaram no que diz respeito à Justiça Eleitoral, trazendo também para o presente a importância da participação da população na escolha dos seus representantes”, afirmou o parlamentar.
O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Martins, agradeceu à Alepi pela colaboração e destacou que o acordo amplia a divulgação das ações da Justiça Eleitoral e valoriza a história da instituição, criada em 1932.
“Estamos divulgando ações da Justiça, ações de cidadania, sobretudo convocando os jovens eleitores para fazer o alistamento e a biometria”, ressaltou o desembargador.
Série especial na TV e Rádio Assembleia
O projeto contempla a produção de uma série de entrevistas que será exibida na TV Assembleia e na Rádio Assembleia, apresentando relatos de desembargadores, juízes, advogados e servidores sobre momentos marcantes do processo eleitoral no Piauí. Os episódios abordarão temas como avanços tecnológicos, desafios das eleições e participação feminina na Justiça Eleitoral.
A diretora da TV Assembleia, Nadja Rodrigues, afirmou que a série permitirá que o público conheça detalhes preservados no memorial do TRE-PI. A estreia está prevista para 1º de dezembro, às 20h30, na TV Assembleia. Na Rádio Assembleia, os episódios começam a ser transmitidos no dia 5 de dezembro.
Programação dos episódios
Episódio 1 – Contextualização histórica da Justiça Eleitoral no Piauí
Dra. Silvani Maia Resende Santana – Diretora-Geral do TRE-PI
Episódio 2 – Importância da Justiça Eleitoral e sua trajetória
Des. Sebastião Ribeiro Martins – Presidente do TRE-PI
Episódio 3 – Desafios das eleições na perspectiva de um juiz eleitoral
Des. Ricardo Gentil Eulálio Dantas – Vice-presidente e Corregedor do TRE-PI
Episódio 4 – Papel dos advogados na Justiça Eleitoral
Dr. Thiago Mendes de Almeida Férrer – Advogado e ex-membro da Corte do TRE-PI
Episódio 5 – Evolução dos processos eleitorais e da Justiça Eleitoral
Dra. Cecília de Oliveira Baptista – Servidora aposentada do TRE-PI