Política

Alepi realiza audiência pública sobre viabilidade de canal do Rio São Francisco no Piauí

Divulgação

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) promove nesta segunda-feira (18) uma audiência pública para discutir o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA) do Canal de Integração da Bacia do Rio São Francisco. A reunião ocorre às 10h30, no plenário da Alepi, e foi solicitada pelo deputado Franzé Silva (PT).

O EVTEA foi autorizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) no mês passado e avaliará a possibilidade de interligar as águas do Rio São Francisco às bacias dos rios Piauí e Canindé. O projeto deve beneficiar diretamente cerca de um milhão de piauienses que vivem em áreas historicamente afetadas pela seca.

Inicialmente, o projeto contempla 26 municípios, sendo 24 no Piauí e dois na Bahia (Remanso e Sento Sé). Entre as cidades piauienses estão Paulistana, São Raimundo Nonato, Jacobina do Piauí, Padre Marcos e Simões, com a possibilidade de expansão conforme o avanço do estudo.

A audiência será conduzida pela Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo da Alepi e contará com representantes do MIDR, prefeitos das cidades beneficiadas, parlamentares da bancada federal do Piauí, além de especialistas em recursos hídricos e integrantes da sociedade civil.