-
Em entrevista, governador destaca queda de 70% no roubo de celulares em Teresina
-
“Missão cumprida”: Washington Bandeira se despede da Secretaria de Educação do Piauí
-
Governador Rafael Fonteles anuncia saída de Washington Bandeira da Secretaria de Educação
-
Prefeito de Teresina segue internado e aguarda definição sobre alta médica
-
Prefeito Silvio Mendes é internado de forma preventiva após quadro de virose
Governador Rafael Fonteles participa da abertura da COP30 em Belém e destaca união entre políticas ambientais e sociais
Divulgação
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou nesta segunda-feira (10) da abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). O evento reúne líderes e representantes de cerca de 200 países para discutir estratégias globais de enfrentamento às mudanças climáticas.
Rafael Fonteles esteve ao lado do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, representando o Consórcio Nordeste, e destacou o papel dos estados nordestinos na transição energética e no combate à pobreza.
Nas redes sociais, o governador afirmou que o Piauí leva à COP30 uma mensagem de integração entre políticas ambientais e sociais, reforçando o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável e a justiça climática.
“Estaremos presentes levando a mensagem do Consórcio Nordeste, dos nossos biomas, da transição energética justa, garantindo, sobretudo, que as populações que ajudam a proteger o meio ambiente tenham dignidade, renda e condições de viver cada vez melhor”, declarou Fonteles.
Ao lado do ministro Wellington Dias, o governador também ressaltou o alinhamento entre o governo federal e os estados na implementação das metas climáticas estabelecidas pela ONU.
“O governo federal, junto com os governos subnacionais, vai garantir as metas no enfrentamento às mudanças climáticas, assegurar uma transição energética justa, proteger a nossa biodiversidade e o nosso povo, para que tenha uma vida cada vez mais digna”, afirmou.
A COP30 marca o início da fase de detalhamento dos compromissos definidos na Declaração de Belém, documento que orienta a implementação de cerca de 30 grandes metas globais voltadas para conter os efeitos das mudanças climáticas e integrar ações sociais e ambientais.
Com forte presença do Nordeste, a conferência reforça o protagonismo da região na pauta climática mundial, especialmente pela liderança nos setores de energia limpa, conservação ambiental e inclusão social — áreas em que o Piauí tem se destacado como referência nacional.