-
Prefeitura de Barras sob suspeita: empresa de vigia e ouvidor fatura milhões
-
Rafael Fonteles acompanha experiência de alunos piauienses no Motion Lab, referência em inovação na Alemanha
-
STF condena ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista
-
STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa
-
Na China, Rafael busca financiamento com banco do BRICS para hidrovia do Parnaíba e Porto Piauí

Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou neste sábado (14) um artigo no jornal norte-americano The New York Times com o título “Democracia e Soberania Brasileiras São Inegociáveis”. No texto, Lula rebateu os argumentos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o aumento de tarifas aos produtos brasileiros, classificando a medida como política.
O presidente destacou que, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos registraram superávit de US$ 410 bilhões no comércio com o Brasil. Ele ressaltou que cerca de 75% das exportações brasileiras para os EUA são isentas de tarifas e que não há excesso de cobrança por parte do Brasil.
Lula também defendeu o multilateralismo como solução para relações equilibradas entre os países, mencionou a importância do PIX para inclusão financeira e criticou as acusações de Trump de perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, apontou que a regulamentação de big techs não deve ser vista como ameaça, mas como medida de soberania digital.
Outro ponto abordado no artigo foi a preservação ambiental. Lula lembrou que o desmatamento na Amazônia caiu pela metade nos últimos dois anos e que milhões de dólares foram apreendidos em operações contra crimes ambientais. Por fim, reafirmou a disposição de negociar as tarifas, ressaltando os mais de 200 anos de parceria entre Brasil e Estados Unidos.